Geral

Serviço de Convivência Juvenópolis orienta e capacita mulheres

Por Ascom Semas 05/04/2018 13h01
Serviço de Convivência Juvenópolis orienta e capacita mulheres

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Juvenópolis, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza um trabalho diferenciado com  mães de crianças e adolescentes assistidas na unidade e mulheres da comunidade.

Quinzenalmente, essas mães se reúnem para discutir assuntos de interesse delas e da comunidade. Essas mulheres também participam semanalmente de cursos de artesanato para que aprendam e possam e ter uma renda extra. As instrutoras são artesãs voluntárias da comunidade. O grupo de artesanato Mãos Divinas se reúne todas  às terças-feiras no SCFV Juvenópolis.

Esse é o caso da dona de casa, Elisângela da Conceição, de 32 anos, que participa do grupo de mulheres e de artesanato. “Tenho dois filhos no Serviço de Convivência. Aqui já fiz curso de culinária e faço sempre os cursos de artesanato. Aprendi a fazer bonecas decoradas e agora estou vendendo e ganhando um dinheirinho. É sempre bom aprender coisas novas  para ter uma renda a mais”, disse Elisângela .

Segundo  a coordenadora do Serviço de Convivência Juvenópolis, Rachel Ferreira, nessas reuniões as mulheres têm a oportunidade de opinar dizendo quais serviços elas querem e que assuntos precisam de esclarecimentos. “Estamos programando uma ação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com testes HIV, Sífilis e Hepatite e orientações sobre saúde. Futuramente, faremos uma ação com o Sine, para acesso ao mercado de trabalho e com o Instituto de Identificação para emissão de segunda via do RG. Essas ações serão voltadas para comunidade, não só para os que fazem parte do SCFV. Queremos que todos que necessitem desses serviços participem dessas ações”, explicou a coordenadora.

O Serviço de Convivência Juvenópolis, atende a 248 crianças e adolescentes e 106 famílias da região com atividades socioeducativas, culturais, de lazer e de geração de renda. O equipamento social funciona de segunda a sexta-feira, e atende crianças e adolescentes com idade entre 5 e 15 anos, que moram na região. A unidade oferece também atividades para os familiares e à comunidade, visando o fortalecimento de vínculos e a prevenção da ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. O SCFV fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, S/N – Bebedouro, próximo ao Parque Municipal.