Geral
Gestores homenageiam Luciano Barbosa pelos avanços na educação de AL
Durante posse de diretores, secretário destacou expansão do ensino integral e maior autonomia das escolas

Gestores da rede estadual prestaram uma homenagem ao secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, e destacaram os avanços alcançados pela pasta nos últimos três anos. A homenagem ocorreu durante a posse de diretores gerais e adjuntos de 121 escolas na quarta-feira (4), no Centro de Convenções.
Na ocasião, os educadores apontaram os avanços registrados na pasta e destacaram o diálogo aberto e proximidade com a gestão. “Não me recordo de outro secretário que contribuiu tanto para melhorar a estrutura de nossas escolas e que tenha feito tanto pela nossa educação. Seremos sempre gratos”, afirmou Sandra Vitorino, diretora da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares.
Barbosa agradeceu aos gestores e a todos os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aos quais disse ter encontrado gente comprometida e apaixonada pela Educação. Ele também falou do apoio incondicional do governador Renan Filho para todas as ações da pasta.“Entendíamos que, para termos as melhorias que almejávamos, era preciso ter mudanças. A primeira foi o critério de escolha dos gerentes regionais de educação a partir do melhor desempenho no Ideb de sua região, não importando se fosse o gestor da rede estadual ou municipal. Reformamos unidades de ensinos, construímos escolas e ginásios e fizemos a maior descentralização de verbas da história da Seduc, dotando as escolas de recursos oriundos do Fundeb e do tesouro estadual”, recordou.
O secretário frisou ainda a expansão do ensino integral na rede estadual, lembrado que o programa, que iniciou com uma escola em 2015, hoje conta com 50 unidades de ensino.
Gestão democrática
Diretores gerais e adjuntos de 121 escolas estaduais foram empossados no Centro de Convenções. Eles atuarão no biênio 2018-2020. Dentre os gestores do próximo biênio, estão novatos e veteranos. A professora de história Elza Cavalcante assume pela primeira vez a gestão na Escola Estadual Dom Adelmo Machado, no bairro do Vergel do Lago. Ela comemora os avanços que a gestão democrática trouxe para a educação do Estado.
"É um grande passo, é incrível como a gente consegue ter essa liberdade em termos de gestão democrática e, a partir dela, melhorar e capacitar o trabalho dos nossos profissionais da educação", ressaltou a educadora, que atua há seis anos na unidade e há mais de dez anos na rede estadual.
Maria Araújo Feitosa, gestora pelo segundo mandato consecutivo da Escola Estadual Deputado José Medeiros, em Paulo Jacinto, atua há 20 anos na unidade de ensino. "Os diretores das unidades escolares tomam decisões em coletivo e não de forma individual. A gestão democrática oportuniza um trabalho sério e comprometido com a educação”, salientou a professora.
