Geral

Crianças de Ipioca aprendem sobre aplicação dos impostos

Por Ascom Semec 29/03/2018 14h02
Crianças de Ipioca aprendem sobre aplicação dos impostos

Atividades lúdicas, novos aprendizados e um dia movimentado e cheio de alegria na Escola Municipal Floriano Peixoto, em Ipioca, foi o resultado da primeira ação do ano do projeto Guarda Faz Escola, desenvolvido pela Guarda Municipal em parceria com diversos órgãos da gestão municipal. A Secretaria Municipal de Economia (Semec) é parceira do projeto.

Durante a atividade, a Semec realizou oficina sobre o que são os tributos, qual a importância deles no desenvolvimento da cidade, qual o papel do cidadão, como os recursos chegam à Prefeitura e qual o destino que é dado a eles.

De acordo com Danielle Monteiro, assessora técnica da Semec e facilitadora da oficina, o desafio maior é encontrar uma forma divertida de falar sobre assuntos burocráticos, mas necessários para o público infantil.

“Entendamos que as crianças são importantes canais de sensibilização. Muitas vezes, elas que nos mostram a importância de ter ações conscientes e sustentáveis, como economizar água, cuidar do planeta e etc. Baseados nisso, enxergamos que elas podem também auxiliar no processo de sensibilização para o exercício da cidadania fiscal, como pagar os impostos em dia e fiscalizar, inclusive. Além disso, é importante apresentar para as crianças como funciona o processo de arrecadação da Prefeitura e como o dinheiro que o cidadão paga em impostos retorna para a sociedade”, explicou Danielle.

Participam do projeto Guarda Faz Escola as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Economia, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Turismo, Segurança Comunitária e Convívio Social, e Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, além da Superintendência de Transporte e Trânsito.

O Programa de Educação Fiscal do município tem como missão transformar a geração atual e futura, contribuindo para uma melhor compreensão quanto aos direitos e deveres do cidadão, por meio do incentivo à construção de uma consciência fiscal, onde cada indivíduo consegue compreender qual o papel social dos tributos no desenvolvimento local e qual o seu papel enquanto agente transformador da sociedade.

“As crianças aprendem sobre IPTU, ISS e ITBI, e mais do que isso, falamos sobre como podemos contribuir para uma cidade melhor, trabalhando de forma integrada com a gestão municipal”, complementou Danielle.

As oficinas são realizadas quinzenalmente, de acordo com cronograma do projeto.