Geral

Novo programa de condicionamento físico ganha espaço em Maceió

Por Mariane Rodrigues, estagiária 15/04/2015 12h12
Novo programa de condicionamento físico ganha espaço em Maceió

Buscando fugir dos exercícios físicos convencionais, marcados pela repetição e rotina nos treinamentos, um novo modelo vem ganhando espaço em Maceió. Há quase um ano em funcionamento na capital, o CrossFit surge como um nova opção para aquele que deseja aperfeiçoar suas capacidades físicas.  

Quem escolhe o CrossFit busca principalmente redução do peso gordo e aumento da massa muscular. A meta é estar acima da média em qualidade física e em saúde e a forma de propor isso é através de modalidades diversas, como pedalar, correr, nadar, remar em curta, média ou longa distância e de treinamento constante com práticas de movimentos funcionais.

João Paulo, proprietário da Academia  CrossFit MCZ e treinador da modalidade, explica que o exercício é baseado em programas de treinamento de força e condicionamento geral. A utilização das duas formas de se exercitar gera uma série de benefícios físicos, como resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão, o que acaba otimizando a saúde e consequentemente a qualidade de vida do indivíduo.  

“Para nós isso pode ser medido quando você vai bater bola com os amigos, andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado ou pegar seu filho no colo. Nossos atletas conseguem fazer mais exercícios, de uma maneira eficiente e por mais tempo que a média, ou seja, eles vivem suas vidas de uma maneira melhor”, define o treinador.

A prática é muito utilizada nos programas de treinamento de força e condicionamento físico das academias de polícia, dos grupos de operações táticas, das unidades de operações especiais do exército americano e de atletas de elite profissionais pelo mundo. No entanto, isso não impede que pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento pratiquem a atividade. O CrossFit é aberto para avós, mães, crianças e até mesmo para pessoas com necessidades especiais.

“Nós temos usado o mesmo tipo de treinamento para idosos com problemas de coração e para lutadores profissionais. Nós adaptamos a carga e intensidade, mas não mudamos o programa. Respeitamos a integridade física e possíveis limitações fisiológicas e/ou funcional.  Obedecemos e seguimos as recomendações médicas ou de especialista antes de iniciar os treinamentos”, explica João Paulo.

Para que uma academia seja permitida a treinar CrossFit ela precisa de uma certificação profissional e a compra da franquia. Em Maceió, João Paulo é o único profissional certificado e com  o Box (academia) autorizado pela CrossFit. Inc-EUA. São 10 meses de funcionamento em Alagoas e atende um número de 60 a 70 pessoas com idades que variam de 20 a 55 anos. No entanto, ele já afirma que outro espaço será inaugurado em junho de 2015 com capacidade para 150 pessoas.  

“A MCZ tem adesão de 90% dos alunos que fazem um mês de aula. A procura é diária, mas os horários de maior demanda estão todos lotados, motivo que vamos aumentar a nossa operação. Até 2016 lançaremos o segundo Box em Maceió”, avisa o proprietário.

Segundo ele a procura pelo modelo representa a insatisfação dos alunos com as aulas repetitivas e rotineiras dos treinamentos comuns.  “São pessoas que buscam atividade física com pesos livres, desafios e principalmente não gostam de rotina nos treinos. Na CrossFit praticamos os esportes de peso livre, Ginástica entre outros. Diante da diversidade de modalidades é muito difícil repetirmos um protocolo de treinamento, ou seja, todos os dias temos novos desafios e somos motivados à vencê-los. Educamos os alunos como se fossem atletas de verdade, só que da vida e da saúde”, conclui o treinador.