Esportes
Flamengo aguarda decisão do STJD para liberar Bruno Henrique contra o Juventude
Clube tenta liberar Bruno Henrique para enfrentar o Juventude após punição por suposta manipulação

O Flamengo vive a expectativa de uma resposta ao pedido de efeito suspensivo feito ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para liberar Bruno Henrique. Caso o recurso seja aceito ainda nesta quarta-feira, o técnico Filipe Luís poderá contar com o atacante para a viagem a Caxias do Sul, onde o clube enfrenta o Juventude pelo Campeonato Brasileiro.
Bruno Henrique foi punido com 12 jogos de suspensão e multa de R$ 60 mil por suposta manipulação de resultado. A acusação aponta que o jogador teria forçado um cartão amarelo em partida contra o Santos, em 2023, com o objetivo de beneficiar apostadores, incluindo seu irmão e sua cunhada.
Segundo apuração do GE, enquanto aguarda a decisão, Bruno Henrique segue fora das seguintes partidas:
14/09 – Juventude x Flamengo
21/09 – Flamengo x Vasco
28/09 – Corinthians x Flamengo
02/10 – Flamengo x Cruzeiro
05/10 – Bahia x Flamengo
15/10 – Botafogo x Flamengo
19/10 – Flamengo x Palmeiras
26/10 – Fortaleza x Flamengo
02/11 – Flamengo x Sport
05/11 – São Paulo x Flamengo
09/11 – Flamengo x Santos
19/11 – Fluminense x Flamengo
Durante o julgamento, o relator da 1ª comissão disciplinar, Dr. Alcino Guedes, sugeriu que a punição também fosse válida para torneios internacionais, como a Libertadores. Isso incluiria os confrontos contra o Estudiantes e possíveis semifinais em outubro.
No entanto, o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, contestou essa possibilidade. Em declaração registrada pelo ge, ele afirmou que “o Código Brasileiro de Justiça Desportiva é muito claro que as penalidades por partida são cumpridas no próprio campeonato em que ela foi praticada. Nesse caso é o Brasileiro. Não há menor dúvida em relação a isso, apesar da solicitação.”
Ainda segundo o GE, a Fifa pode estender os efeitos de uma suspensão para que ela seja válida em jogos internacionais, mas para isso o STJD teria que acionar a CBF. Até o momento, essa solicitação não foi formalizada.
O Flamengo aguarda a definição do relator do recurso no Pleno do STJD. Se o efeito suspensivo for concedido, Bruno Henrique poderá atuar até que um novo julgamento ocorra. Caso contrário, ele só voltaria nas últimas rodadas do Brasileirão, dependendo da data do jogo atrasado contra o Sport.
