Esportes

Saque, invasão e dois toques: as novas diretrizes do vôlei

O Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou mudanças

Por Assessoria 31/07/2025 09h09 - Atualizado em 31/07/2025 09h09
Saque, invasão e dois toques: as novas diretrizes do vôlei
As novas diretrizes do vôlei - Foto: Raja Tilkian na Unsplash

O vôlei é uma das modalidades mais tradicionais. Esporte presente nas Olimpíadas, conta com duelos de peso por todo o mundo, seja em clubes ou seleções. Porém, passou recentemente por atualizações em algumas regras, o que ainda gera dúvidas.

Com novas regras impactando diretamente a dinâmica do jogo, o vôlei se adapta a um panorama esportivo cada vez mais conectado com o universo digital e com os sites de apostas, que acompanham essa evolução. Jogue com responsabilidade.

O Conselho de Administração da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou mudanças envolvendo pedido de desafio, dois toques, a composição da comissão técnica e a ampliação na contagem de torneios para o ranking.

As novidades no vôlei


Uma das modificações envolve a comissão técnica de equipes femininas na Liga das Nações. Portanto, cada seleção precisa contar com ao menos uma mulher como integrante.


Sobre o ranking mundial, a mudança significativa está na ampliação dos eventos que contam pontos, já que cada confederação continental poderá incluir até dois por ano, com no mínimo quatro equipes, somados a mais um evento anual para a associação zonal.


Sobre o pedido de desafio, a FIVB quer reduzir as interrupções e, com isso, só irá permitir quando a bola tocar o chão, como um teste. Normalmente, os técnicos podem desafiar em qualquer lance duvidoso durante o rali.

Já a principal modificação é na regra dos dois toques, uma das dificuldades de vários levantadores. A mudança permite que os dois toques aconteçam desde que a bola permaneça do mesmo lado da quadra. Portanto, as mãos podem tocar a bola separadamente e ela até pode girar, mas não deve mudar de trajetória.

Invasão no saque: o que é?


O saque é o ponto inicial de um jogo de vôlei, afinal, é com ele que se inicia cada disputa de ponto. Apesar de ser um gesto técnico considerado simples, ele é vigiado pela arbitragem e pode resultar em ponto direto para o adversário, em caso de invasão, uma infração comum.

Ela pode acontecer, principalmente, nas seguintes formas:

● Toque na linha ou avanço dos pés:
o jogador deve sacar atrás da linha de fundo; pisar na linha ou na quadra antes do contato com a bola configura invasão;
● Saque antes do apito: sacar antes da autorização do árbitro é erro técnico e anula a jogada;
● Posicionamento irregular: todos os atletas devem respeitar a ordem de rotação e suas zonas; erros nisso causam “falta de posição”;
● Pé fora da zona de saque lateral:
pisar fora da faixa de 9 metros da zona de saque, lateralmente, também configura invasão.

Em algumas competições de elite, o uso da tecnologia permite a revisão de jogadas de saque com altíssima precisão, possibilitando que os árbitros analisem milimetricamente se o jogador cometeu alguma infração durante a execução.

A invasão pode ser determinante no confronto, já que ela pode acontecer em um momento chave do jogo e gerar pontuação para o adversário.