Esportes

Richarlison diz que pesquisava ”coisas de morte” durante período depressivo

Atleta fez relatos chocantes sobre momentos sombrios que passou após a Copa do Mundo

Por Redação com Sambafoot 27/03/2024 14h02
Richarlison diz que pesquisava ”coisas de morte” durante período depressivo
Richarlison - Foto: ESPN

Em uma entrevista franca e tocante, o atacante Richarlison compartilhou relatos pesados sobre sua batalha contra a depressão. 

O atleta fez revelações de momentos sombrios que enfrentou após a Copa do Mundo e a importância crucial do suporte psicológico em sua jornada de superação. 

Tristeza sem fim 

Após o término do Mundial, Richarlison se viu mergulhado em uma profunda crise emocional. O jogador admitiu que chegou ao ponto de considerar desistir do futebol, uma ideia que lhe trouxe grande tristeza, especialmente ao confrontar seu pai, que dedicou esforços incansáveis para tornar seus sonhos uma realidade. 

Sentindo-se no limite, ele confessou que estava em um estado de depressão, impactado não apenas pelos ataques que sofreu após o torneio, mas também por problemas pessoais que surgiram em seu círculo íntimo. 

Palavras do jogador 

“Depois da Copa do Mundo eu ia treinar e já queria voltar para casa, para o meu quarto. Eu não sei o que estava dando na minha cabeça. Eu cheguei a falar ao meu pai que eu ia desistir do futebol. Dá até tristeza de falar isso. Só eu sei o que passei depois da Copa, e ainda descobriram coisas aqui dentro de casa de pessoas que conviveram comigo por mais de 7 anos. É loucura. E chegar para o meu pai, que foi quem correu atrás dos meus sonhos, e falar para ele que eu quero desistir é coisa de louco. Eu tinha acabado de disputar uma Copa do Mundo, estava no meu auge", disse em entrevista à ESPN. 

Richarlison também destacou a importância crucial do apoio psicológico em sua jornada de recuperação. Ele reconheceu que, mesmo sendo inicialmente cético em relação à terapia, sua psicóloga foi fundamental para ajudá-lo a superar os pensamentos negativos e autodestrutivos que o assolavam. 

Maus pensamentos 

O jogador revelou que, em um momento sombrio, suas pesquisas na internet eram predominantemente sobre temas sombrios e relacionados à morte, um padrão de comportamento que ele reconhece como um alerta para buscar ajuda profissional. 

“Eu estava no meu limite, estava em depressão, querendo desistir. Os ataques que sofri depois da Copa e esses problemas pessoais dentro de casa me afetaram muito. Logo eu, que parecia forte mentalmente, depois da Copa parece que desabou tudo. A psicóloga salvou a minha vida, porque eu só pensava besteira. No Google eu só pesquisava besteira, só queria ver besteira, de morte. E hoje eu posso falar: procurem um psicólogo, é muito importante e salva vidas. Eu tinha esse preconceito antes, achava que era frescura… Até na minha família há pessoas que têm esse preconceito. Mas eu descobri isso e achei maravilhoso, a melhor descoberta da minha vida", relevou.  

Oportunidade

Richarlison foi convocado para os amistosos que já aconteceram contra Inglaterra e Espanha, porém, não entrou em nenhuma das partidas. Dorival Júnior optou por outras opções no banco de reservas.