Esportes

‘Sala Inteligente’: novo espaço de monitoramento é inaugurado no Rei Pelé

O espaço passou de apenas 20 câmeras de monitoramento interno para 72 câmeras, que atendem a parte interna e externa do Estádio

Por Assessoria 26/01/2024 09h09
‘Sala Inteligente’: novo espaço de monitoramento é inaugurado no Rei Pelé
O espaço passou de apenas 20 câmeras de monitoramento interno para 72 câmeras, que atendem a parte interna e externa do Estádio - Foto: Assessoria

Maior praça esportiva de Alagoas, o Estádio Rei Pelé ganhou um reforço fundamental na parceria entre esporte e segurança pública. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), entregou nesta quinta-feira (25) a “Sala Inteligente”, modernizado espaço de monitoramento de câmeras de alta tecnologia que irá proporcionar segurança e um melhor espetáculo para todos que frequentam o “Trapichão”.

O espaço passou de apenas 20 câmeras de monitoramento interno para 72 câmeras, que atendem a parte interna e externa do Estádio. A evolução e os investimentos foram ressaltados pela secretária Lydia Pollyana. “Essa entrega mostra o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Selaj, em promover grandes eventos esportivos de forma segura. Esse momento deve ser celebrado por todos os envolvidos, desde a parceria interna de trabalho com a segurança pública, mas também com os clubes, torcedores e visitantes da maior praça esportiva de Alagoas”, afirmou.

A nova sala de monitoramento tem como objetivo coibir todo e qualquer ato ilícito dentro do estádio. Além disso, auxilia na retirada do estádio de pessoas envolvidas com ações criminosas e mandados de prisão em aberto, uma vez que o sistema é interligado como a Segurança Pública, como afirma o comandante das operações de jogos no Rei Pelé, tenente coronel Hiraque.

“A Segurança Pública vem trabalhando de forma intensa para reduzir cada vez mais os conflitos que tenham ligações com jogos de futebol, e essa ferramenta será de fundamental importância”, afirmou.

Representante do Ministério Público, a promotora de Justiça, Sandra Malta, destacou a inauguração e a operacionalização do espaço. “Esse é mais um resultado do que estamos lutando há mais ou menos 15 anos. Junto desses parceiros, trabalhamos para coibir todo e qualquer ato ilícito ou de violência, bem como construir políticas públicas para um futebol e um esporte cada vez mais seguro”, disse.

A “Sala Inteligente” já está em pleno funcionamento e terá reforço em breve, como garante o Secretário Especial da Selaj, Charles Hebert. “Nós não paramos por aqui. Os últimos anos têm investimentos feitos, e a tendência é avançar ainda mais, ampliando o número de câmeras e serviços ainda neste ano”, concluiu.

A Sala Inteligente

O modernizado espaço de monitoramento de câmeras do Estádio Rei Pelé é operada uma equipe da Selaj, juntamente com uma empresa especializada em reconhecimento facial e integrantes da Polícia Militar e Polícia Civil, com apoio do Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Ao todo, o Estádio Rei Pelé contará com 72 câmeras espalhadas em locais internos e externos, sendo 66 fixas e mais 6 Speed dome, que monitoram em grande performance, longas distâncias com alta qualidade de imagens.