Esportes

Judocas alagoanos conquistam 7 medalhas no Pan-Anamericano e Sul-Americano na BA

Os seis atletas fazem parte da Federação Alagoana de Judô (FAJU), sendo que cinco deles são judocas da Associação dos Faixas Pretas

Por Redação 17/05/2022 13h01
Judocas alagoanos conquistam 7 medalhas no Pan-Anamericano e Sul-Americano na BA
Os seis atletas fazem parte da Federação Alagoana de Judô (FAJU), sendo que cinco deles são judocas da Associação dos Faixas Pretas. - Foto: Reprodução | Internet

O último final de semana foi marcado com muitas emoções para seis judocas alagoanos que participaram do Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de Veteranos ocorrido em Lauro de Freitas (BA). Disputando com atletas de diversos países da América Latina, a delegação brasileira se saiu muito bem trazendo para o nosso estado seis medalhas.

O Pan-Americano, Diego Henrique trouxe prata na categoria M2, Edson Tenório conquistou prata na M5 e Weydner Welisson trouxe o bronze na categoria M3. Já no Sul-Americano os atletas alagoanos lutaram muito e conquistaram quatro medalhas. São eles: Diego Henrique (M2), Edson Tenório (M5), Gilson Fábio (M5) e Weydner Welisson (M3) que obtiveram o bronze na competição. Dois atletas alcançaram excelentes colocações nas competições, sendo Carlos Sandes na M2 e Adilson Alves na M6, ambos obtiveram o 5° lugar. Os seis atletas fazem parte da Federação Alagoana de Judô (FAJU), sendo que cinco deles são judocas da Associação dos Faixas Pretas.

Em entrevista cedida ao Tribuna Hoje, Weydner Wellisson que preside a Associação dos Faixas Pretas e também é atleta  revelou: "Precisamos enaltecer o brilhantismo do evento, pois não esperávamos uma quantidade tão grande de atletas de alto nível, que se dedicam, treinam intensivamente e participam de diversos campeonatos mundiais de veteranos. Estes campeonatos nos fazem reviver outros momentos do início da nossa carreira. Conquistamos medalhas, mas vimos que o acolhimento, a socialização e a integração entre os atletas de todos os países que se apoiam superao simbolismo da medalha", disse.

"Voltar a competir depois de 31 anos atuando somente como professor e auxiliando atletas em sua evolução foi emocionante e me fez voltar a sentir a sensação que outrora sentia quando competia", contou o judoca José Adilson de 59 anos. Outro atleta veterano que estava há três décadas sem competir foi o Gilson Fábio. Ele declarou que "é um momento único que dá um gás para participar das próxima competições".

Weydner comemorou e muito as medalhas conquistadas por todos os atletas alagoanos e revelou que agora o foco é o Campeonato Brasileiro de Judô para veteranos que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto em Joinville (SC).

"Vamos em busca de mais medalhas representando Alagoas. Aproveito a oportunidade para agradecer a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) pelo patrocínio que foi fundamental para a equipe. Agradeço, ainda, a Elyt Engenharia Elétrica e Solar que também apoiou um dos atletas nessas competições", concluiu.

*Com informações da Tribuna Hoje