Esportes

Atletas representam AL em campeonato europeu de jiu-jitsu

Por Assessoria 27/03/2015 12h12
Atletas representam AL em campeonato europeu de jiu-jitsu

Alagoas estará devidamente representada no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu sem kimono, que acontece em Roma, na Itália, nos dias 11 e 12 de abril. Os atletas Diego "Garfield" Cavalcante e Edcarlos Benjamim, ambos integrantes do projeto "Solara Jiu-Jitsu", participarão de seu primeiro desafio internacional, em um evento de altíssimo nível.

O atleta Diego "Garfield", de 25 anos, começou a praticar jiu-jitsu aos 16 e, por causa do esporte, resolveu cursar Educação Física. "A partir dos treinos vi que esse era o caminho que eu queria seguir, viver do esporte. O jiu-jitsu pra mim é um estilo de vida e mudou radicalmente a minha trajetória. Através dele eu controlo o meu estresse e construo meus objetivos", enfatizou o faixa preta, cinco vezes campeão alagoano e campeão universitário.

Para o campeonato, Diego tem treinado cerca de oito horas por dia, conciliando o jiu-jitsu, a preparação física, a musculação e o wrestling. Uma dieta restrita, com acompanhamento de nutricionista também está ajudando o atleta a manter o foco.Também treinando cerca de oito horas por dia com jiu-jitsu, judô, ginástica funcional e musculação, o atleta EdCarlos Benjamim, de 29 anos, afirma que "a participação em um campeonato de nível internacional é muito importante pra carreira de qualquer atleta. O jiu-jitsu é a minha vida. Eu como, durmo, vivo e respiro o esporte".

Integrante da equipe Sandro Melo Jiu-JItsu Team, EdCarlos já foi nove vezes campeão alagoano de jiu-jitsu, vice-campeão do Nordeste Open e tricampeão alagoano de judô, além de ter participado de campeonato de MMA, com um cartel de quatro vitórias.

Projeto social Solara Jiu-Jitsu

Diego e Edcarlos fazem parte do projeto "Solara Jiu-Jitsu", criado em março do ano passado com o intuito de levar o esporte, gratuitamente, ao maior número possível de pessoas. Concebido como projeto social e levando o jiu-jitsu a crianças, jovens e adultos que nunca tiveram a oportunidade de treinar, o projeto objetiva não apenas formar campeões, mas cidadãos comprometidos com a sociedade.

Os dois atletas embarcam pra Roma no próximo dia 07 de abril, com o maior desafio da vida deles na bagagem. "É uma grande oportunidade de mostrar o quanto de jiu-jitsu eu tenho. São 14 anos de treinamento e agora tenho a chance de ir lá fora e expor o meu trabalho. Tenho certeza que será uma grande experiência", afirma EdCarlos Benjamim.