Esportes

Corpo do ex-jogador Fernandão será sepultado neste domingo

Atleta morreu aos 36 anos em acidente com helicóptero, junto com quatro pessoas, em Goiás

Por Da Redação com Com agências 08/06/2014 10h10
Corpo do ex-jogador Fernandão será sepultado neste domingo
Ídolo do futebol, Fernandão morreu no sábado aos 36 anos - Foto: Divulgação

Centenas de fãs do ex-jogador Fernando Lúcio da Costa, de 36 anos, conhecido como Fernandão, participam do velório do ídolo, no Ginásio Luis Torres de Abreu, localizado na Serrinha, sede do Goiás Esporte Clube, no Setor Bela Vista, em Goiânia. O enterro está marcado para as 15 horas deste domingo (8), no Cemitério Jardim das Palmeiras, na capital.

Ídolo do Goiás e do Internacional, Fernandão e mais quatro pessoas morreram em uma queda de avião na madrugada de sábado (7), em Aruanã, a 315 km da capital. O acidente ocorreu logo após o grupo deixar um acampamento às margens do Rio Araguaia em direção à cidade.

Apesar de ter começado às 20h20, o velório só foi aberto ao público cerca de duas horas depois. A visitação é orientada por funcionários do Goiás. Em fila, os torcedores entram por um lado da quadra, passam pelo caixão, onde não podem parar, e seguem para a saída. Os fãs não podem permanecer dentro da quadra, apenas na arquibancada.

Antes de serem autorizados a entrar na Serrinha, torcedores já faziam vigília no portão da sede do clube na noite de sábado. Cerca de 200 pessoas estavam no local.

Muito emocionados, familiares e amigos de Fernandão acompanham a cerimônia. O ex-jogador era casado havia 14 anos com Fernanda Bizzotto Costa, com quem teve um casal de gêmeos de 11 anos. Ele também deixou uma filha de 15 anos, fruto de um relacionamento anterior.

Políticos também compareceram ao velório, como o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o ex-governador Iris Rezende (PMDB).

Torcedora do Internacional, a presidente Dilma Rousseff lamentou a perda no Twitter. “Fernandão deixará saudades. Lamento muito a morte de #Fernandão, ídolo do Internacional e de todos os amantes do futebol", afirmou.

Dilma Rousseff ainda ressaltou o bom caráter do ex-jogador. “Campeão Mundial de clubes dentro de campo, Fernandão era fora de campo exemplo de caráter”, destacou.

O primeiro ex-jogador a chegar ao local foi Túlio Maravilha, um dos principais atletas da história do Goiás. Ele lamentou a perda do amigo: "Recebi a notícia pela manhã e ainda não consigo acreditar. Era uma grande pessoa, um ‘gentleman’. Todos fomos pegos de surpresa com essa tragédia. O Fernandão tem cadeira cativa entre os maiores do Goiás e tinha um futuro promissor como dirigente ou comentarista".

O acidente

O helicóptero caiu logo após decolar, por volta de 1h30, em uma faixa de areia. Única vítima do acidente encontrado com vida, Fernandão foi resgatado e colocado em uma maca pelo Corpo de Bombeiros. Mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Municipal de Aruanã.

Os corpos de Antônio de Pádua e de Edmilson de Sousa Lemes são velados em Palmeiras de Goiás, a cerca de 80 quilômetros de Goiânia. Já o velório de Milton Ananias acontece no Cemitério Parque Memorial, na capital.

O helicóptero pertencia à empresa Planalto Indústria Mecânica Ltda, da qual Fernandão era sócio, e de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estava em situação regular.

O ídolo

Fernandão nasceu em Goiânia e iniciou a carreira nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. Entre os anos de 1995 e 2001, conquistou cinco campeonatos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro na Série B, sempre na posição de meia.

Depois, seguiu para a Europa, onde jogou pelo Olympique de Marseille e Toulouse, na França, quando passou a atuar como atacante. Ele também jogou no Al-Gharafa, do Catar. Em 10 de julho de 2004, estreou com a camisa do Internacional em uma partida contra o Grêmio, quando foi o responsável pelo milésimo gol da história do clássico GreNal. No Colorado, Fernandão ainda foi o capitão do time nas conquistas da Libertadores e Mundial de 2006. Em 2009 o atacante retornou ao Goiás e depois se transferiu para o São Paulo.

Ele se aposentou em 2011, quando estava no Tricolor Paulista. Passou, então, a participar da diretoria do Internacional e, mais tarde, assumiu o posto de treinador do clube. Recentemente Fernandão estreou como comentarista no SporTV, onde participaria da cobertura da Copa do Mundo.