Entretenimento

Gongada Drag: Artistas vão representar AL em um dos maiores shows de comédia do Brasil

Drags Lavínia Burtner e Lalacra Nox Burtner brilharão no palco do Teatro Gustavo Leite, em Maceió, durante circuito Nordeste do evento

Por Jamerson Soares 20/12/2025 10h10 - Atualizado em 20/12/2025 12h12
Gongada Drag: Artistas vão representar AL em um dos maiores shows de comédia do Brasil
Lavínia Burtner e Lalacra Nox vão representar Alagoas durante circuito em Maceió - Foto: Cadu Cajé

Com muito humor e irreverência, as transformistas alagoanas Lalacra Nox Burtner e Lavínia Burtner vão brilhar no palco do Teatro Gustavo Leite, em Maceió, como participantes de um dos maiores eventos de comédia do Brasil, o Gongada Drag. 

Elas foram convidadas para integrar ao elenco formado por Karoline Absinto, Helena Malditta, Desirée Beck, Junior Chicó, Vitor Dicastro e Vini Freire, comediantes, drag queens, personalidades da mídia e integrantes de algumas temporadas do programa Drag Race Brasil.  

A apresentação vai acontecer no próximo dia 11 de janeiro, às 20h, com ingressos a partir de R$ 50. As vendas estão sendo realizadas por meio do Sympla.

Sob o comando do criador do evento e apresentador, Bruno Motta, o Gongada Drag é um sucesso absoluto em grandes teatros do Brasil que mistura stand-up, arte drag, roast e realities shows. 

O espetáculo surgiu em meados de 2023 e é inspirado no termo "gongar", que é utilizado especialmente na comunidade LGBTQIAPN+ para dizer que está "fazendo piadas ou criticando a outra pessoa de uma forma engraçada". O evento também celebra diferentes gerações de drags e comediantes da comunidade sempre com apresentações únicas, imprevisíveis e surpreendentes. Artistas como Silvetty Montilla e Thalia Bombinha já participaram desse fenômeno.

Representatividade alagoana

Luidson Colatino, artista que dá vida à Lavínia Burtner há 20 anos, contou que o convite para participar como hostess do evento partiu da produção, após a Lalacra Nox ser chamada para ficar no elenco fixo em Maceió. Para Luidson, receber o convite foi emocionante pois evidencia que o trabalho drag local está, de alguma forma, chamando atenção a nível nacional.

"É meio que a validação do nosso trabalho. Percebemos que estamos entrando no hall das artistas brasileiras, e estamos podendo ter essa notoriedade no Brasil inteiro", disse o artista, que também comentou que está com altas expectativas.

"A expectativa está lá em cima, com a intenção de agradar o público local e também chamar a atenção dos outros estados do nosso país. Percebemos também que é uma porta que se abre para todas nós da cena. Nem sempre vamos conseguir passar todas juntas ao mesmo tempo pela porta, mas uma de nós chegando lá vai estar abrindo a porta para as outras", destacou.

Humor e transformação social

Para o ator Aleff Willames, que performa a drag Lalacra Nox há 11 anos, ter as artistas alagoanas dentro do circuito é importante e representativo porque de certa forma toda a cena drag alagoana está participando junto.

"Mais do que uma realização pessoal, é uma realização coletiva. É uma missão extremamente honrosa e a expectativa é agradar tanto a cena drag alagoana quanto a cena drag brasileira", afirmou o artista.

Ele também falou sobre o seu trabalho e o poder de transformação que o humor carrega para as pessoas. 

"Meu trabalho também passa por ocupar espaços fora da cena tradicional, levando um humor militante que conquista, aproxima e apresenta a arte drag a novos públicos, mostrando que não se trata de uma arte marginalizada, mas de uma expressão cultural com investimento, respeito, diálogo e fluência. Pensar em tudo isso torna esse momento ainda mais especial e me deixa muito, muito feliz", concluiu.

_____________ _________

O Gongada Drag edição Maceió tem duração de 130 minutos e classificação indicativa de 14 anos. O show promete arrancar gargalhadas e entregar uma experiência vibrante. Mais informações estão disponíveis no Instagram: @gongadadrag.