Entretenimento
Biografia da sufragista negra alagoana Almerinda Gama será lançada em Maceió
Jornalista e autora Cibele Tenório lança o livro durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, onde também receberá o Prêmio Graciliano Ramos
A reconstrução meticulosa de uma vida de luta, afeto e arte que foi relegada ao pano de fundo da história. Assim pode ser resumido o livro Almerinda Gama: a sufragista negra, escrito pela jornalista Cibele Tenório.
Após o lançamento em julho pela editora Todavia, a autora alagoana apresentará seu livro em sua terra natal, Maceió, na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, entre 31 de outubro e 09 de novembro, que acontecerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Mulher, negra, nordestina, jornalista, datilógrafa, militante feminista, sindicalista, advogada, poeta e musicista. Essas são algumas das múltiplas facetas da alagoana Almerinda Farias Gama (1899-1999), uma das lideranças da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (fbpf), entidade à frente da campanha sufragista brasileira entre os anos de 1920 e 1930. Neste livro, que foi vencedor do Prêmio Todavia de Não Ficção, Cibele Tenório dá cor às mil vidas de uma feminista negra cuja história íntima — e em tudo impressionante — se confunde com a história do Brasil.
Além da mesa de lançamento, Cibele Tenório participará de outras atividades durante a Bienal do Livro de Maceió. A autora será uma das homenageadas no Prêmio Graciliano Ramos de Literatura, uma iniciativa da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) que reconhece personalidades alagoanas.
A solenidade de premiação ocorrerá no domingo, 2 de novembro, às 19h30, no auditório 2 do Centro de Convenções. Ainda no domingo, a autora terá um encontro com as integrantes do clube do livro “Leia Mulheres Maceió”, na Sala Tamarindo, com mediação de Maria Silvia da Costa e Josefa Janes da Silva.
Na segunda-feira, dia 03, Cibele Tenório participará de um debate com o escritor e historiador Gustavo Alonso, com o tema “Escrever uma vida: desafios e prazeres da escrita biográfica”, na sala Siriguela, às 14h. Finalmente, na terça-feira, 04 de novembro, ocorrerá o lançamento oficial do livro Almerinda Gama: a sufragista negra, também na sala Siriguela. O evento incluirá um bate-papo sobre a obra, mediado pela jornalista Mauricélia Ramos, seguido de sessão de autógrafos.


