Entretenimento
Curta alagoano “O Mapa em que Estão os Meus Pés” vence prêmio da crítica em Gramado
Realizado com incentivos do Governo de Alagoas, filme de estreia de Luciano Pedro Jr. é eleito o melhor curta-metragem brasileiro pelo Júri da Crítica no prestigiado festival

O curta-metragem alagoano “O Mapa em que Estão os Meus Pés”, dirigido por Luciano Pedro Jr., conquistou o prêmio de melhor curta brasileiro concedido pelo Júri da Crítica no 53º Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do país. A produção, realizada pela La Ursa Cinematográfica em coprodução com a Fumaça Azul Neon, foi aclamada pela crítica especializada após sua estreia na serra gaúcha.
O filme narra a história real do bisavô do diretor, Sebastião, um pescador e agricultor de Porto de Pedras que, aos 84 anos, desapareceu por seis dias até ser encontrado no lugar onde sempre sonhou voltar. A narrativa íntima e poética conquistou o júri pela sensibilidade com que aborda memória, pertencimento e ancestralidade.
Para Luciano Pedro Jr., estrear já com um prêmio em Gramado é uma conquista marcante. Em seu discurso, o diretor agradeceu aos Orixás e falou da importância de levar as memórias de sua família para o cinema.
“Eu acho muito importante que a gente crie e reconstrua a memória das nossas famílias, pra gente entender de onde veio e pra onde a gente tá caminhando”, falou emocionado.
“O Mapa em que Estão os Meus Pés” foi realizado com recursos do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas - Pedro da Rocha, do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e também contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, através de edital lançado pela Secult, para sua finalização. O filme também conta com o apoio das prefeituras de Barra de Santo Antônio e Porto de Pedras.
“Esse reconhecimento nacional é uma prova de que investir em políticas de fomento é investir no talento, na memória e na identidade do nosso povo. O cinema alagoano tem mostrado ao Brasil e ao mundo que nossas histórias merecem estar nos grandes palcos, e Gramado consagra mais uma vez essa potência”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Sobre o curta

“O Mapa em que Estão os Meus Pés” foi inteiramente rodado em película Super-8, com filmagens nas cidades de Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e Maceió, no litoral alagoano. A escolha pelo Super-8, segundo o diretor, se deu pela sua relação com a fotografia analógica. Luciano também é responsável pela direção de fotografia do filme.
No elenco, conta com a atuação do ator Igor de Araújo (O Agente Secreto), que dá voz ao protagonista Sebastião. A direção de produção é de Rafhael Barbosa, com produção assinada por Renata Czarny e pelo próprio diretor. A equipe ainda inclui Albert Victor Damasceno na assistência de produção, Jasmelino de Paiva na assistência de direção, e Gabriela Araújo na direção de arte, com assistência de Lucas Cardoso. A captação de som é de Leo Bulhões, com mixagem e desenho de som de Lucas Coelho, e montagem e edição de som de Matheus Farias. A correção de cor ficou por conta de Octávio Lemos.
Sobre o diretor
Luciano Pedro Jr. é um ator, diretor e roteirista alagoano, de 27 anos, que se formou em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem trabalhado no audiovisual há 6 anos, atuando e colaborando com cineastas como Renata Pinheiro, Caio Dornelas, Rafhael Barbosa, Ulisses Arthur, Pedro Severien, Cacá Diegues, Marcelo Lordello, entre outros.
Agora, roteirizando e dirigindo, apresenta seu primeiro curta “O Mapa em que Estão os Meus Pés” e se prepara para a distribuição em festivais do seu outro curta “Brincadeira de Criança”. No momento, o diretor alagoano encontra-se roteirizando seu próximo trabalho, o curta “Meu lado esquerdo”, uma animação sobre uma mulher que teve AVC e seu processo de recuperação.
