Entretenimento

Conferências Intermunicipais de Cultura na região do Sertão alagoano impulsionam diálogo e participação cidadã

Pautas discutidas serão levadas para conferência estadual, que acontece em dezembro, na capital alagoana

Por Redação 30/10/2023 05h05 - Atualizado em 30/10/2023 06h06
Conferências Intermunicipais de Cultura na região do Sertão alagoano impulsionam diálogo e participação cidadã
Conferências desempenham um papel crucial na democratização e no fortalecimento da cultura - Foto: Reprodução

Os municípios de Pão de Açúcar e Piranhas receberam nos dias 27 e 28 de outubro, respectivamente, edições das Conferências Intermunicipais de Cultura, que marcam o fortalecimento da promoção e discussão das políticas culturais na região do Médio e Alto Sertão alagoano.

“As conferências desempenham um papel crucial na democratização e no fortalecimento da cultura, proporcionando um espaço de diálogo e participação cidadã, fundamentais para a construção de políticas públicas culturalmente relevantes e que atendam às necessidades variadas de cada região. Este esforço coletivo e participativo é um passo significativo na construção de uma base sólida para a promoção da diversidade cultural e artística no Brasil”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

No primeiro evento, a Conferência Intermunicipal de Cultura da região Médio Sertão, sediada na Faculdade São Vicente (Favispa), em Pão de Açúcar, reuniu um total de 122 participantes. Destes, 91 representavam Pão de Açúcar, enquanto municípios vizinhos, como Palestina, Olho D’Água das Flores, Carneiros, Ouro Branco, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera também estiveram presentes, somando 31 participantes. Seis delegados foram eleitos para representar as propostas discutidas na etapa estadual.

Já na Conferência Intermunicipal de Cultura da região Alto Sertão, sediada no Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas, participantes de municípios como Olho D’Água, Água Branca, Inhapi e Piranhas se reuniram para debater as questões culturais de suas localidades. Ao todo, 42 pessoas estiveram presentes, sendo 24 do setor público e 18 da sociedade civil. Dois delegados foram eleitos para levar as propostas discutidas no evento para as próximas etapas.

Estes encontros representam o início de um processo fundamental na construção de políticas culturais mais inclusivas e alinhadas com as demandas locais. As propostas geradas durante essas conferências serão levadas para a etapa estadual, permitindo que as vozes e necessidades culturais das comunidades do Sertão Alagoano sejam devidamente representadas em níveis superiores.

"Essas conferências intermunicipais permitem um diálogo aberto entre o poder público e a sociedade civil para consolidar políticas inclusivas e estratégias que promovam o desenvolvimento cultural do nosso Estado", disse o secretário Executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz.

Confira abaixo a lista de delegados que representarão a região:




MÉDIO SERTÃO

SOCIEDADE CIVIL

DELEGADOS

José Jânio Vieira

Fabiana dos Santos Lima

José Antônio Pinto dos Santos

SUPLENTES

Raquel Silva da paz

Antônio Marcos

Lívia Tavares Damasceno

ÁREA GOVERNAMENTAL

DELEGADOS
Sivaldo Túlio dos Santos Vieira

Gildinar Guilherme da Silva

Sheilla Monique dos Anjos

SUPLENTES

Amparo Grazielle Maciel dos Santos

Sandra Bezerra Silva

Ademilton Rodrigues de Freitas

ALTO SERTÃO
SOCIEDADE CIVIL
DELEGADA

Ediléia Damasceno Barbosa

SUPLENTE
Jorge Gomes da Silva

SETOR GOVERNAMENTAL

DELEGADO

Fábio Moura Pereira

SUPLENTE

Eliane Santos da Silva




*Com Ascom Secult