Entretenimento

Poesia da Sombra II - Diversidade: exposição sobre nu artístico feminino estreará em Alagoas

Mostra entra em cartaz na galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro e no site da Diteal na próxima quarta-feira (11)

Por Redação com Assessoria 07/08/2021 17h05 - Atualizado em 07/08/2021 17h05
Poesia da Sombra II - Diversidade: exposição sobre nu artístico feminino estreará em Alagoas
Uma das fotografias da exposição - Foto: Hugo Taques

A exposição Poesia da Sombra II – Diversidade, do fotógrafo Hugo Taques, entra na galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro e pelo site da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), na próxima quarta-feira (11). A curadoria é de Fredy Correia.

Damos as boas-vindas ao artista Hugo Taques e seu trabalho à galeria de artes visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro com visitas presencias cumprindo todos os protocolos sanitários e com a visita virtual pelo nosso site como mais uma grande possibilidade de propagar a arte alagoana. Agradecemos e parabenizamos o fotógrafo e toda a equipe. Ao público, fica o nosso convite para que prestigie a mostra e a nossa produção artística”, afirmou a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Com 50 fotografias em preto e branco, Hugo Taques traz a temática do nu artístico feminino em suas composições que contaram com a participação das modelos Amanda Maria da Silva Vicente; Bárbara Nagma C. Correia; Elaine Ferreira da Silva; Heloise Fernandes Godoy; Jaqueline Mattos Arfux; Lídia Rocha; Luana de Farias Santos; Noêmia Correia Rocha; Tainara Cardoso de Araújo; e Vanessa Mikaela Farias de Oliveira.

Esse momento é de expectativas, primeira de como o público receberá esse trabalho tão instigante e polêmico, que reação causará em cada observador. Como criador das obras, tenho uma sensação de alegria e felicidade; orgulhoso e realizado por mostrá-las no melhor e mais bonito espaço para exposições do estado”, revelou Hugo Taques.

Esta segunda edição da mostra faz parte de uma trilogia sobre a temática para a qual Hugo já começou captar imagens e planejar a terceira etapa. Dessa vez, foram convidadas e fotografadas dez mulheres cuiabanas e maceioenses de diferentes biotipos, idade, orientação sexual e etnia, dando ênfase à diversidade.

“A Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro, recebe a exposição “Poesia da Sombra II – Diversidade, do fotógrafo Hugo Taques, além de toda a delicadeza das imagens que fazem poesia com os corpos dos modelos, tendo a luz e a sombra como elementos protagonistas com olhar sensível. Destacamos também a proposta delicada de ver, sentir e perceber o corpo humano em toda sua diversidade de formas e gêneros, fugindo do lugar comum, onde a ditadura da indústria da estética é colocada de lado, e a vida como ele é rege as imagens!”, relatou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Para o curador Fredy Correia, “como um pintor, Hugo Taques busca, através de suas lentes e de um olhar sempre atento, encontrar o equilíbrio entre luz e sombra, garimpando nuances entre os côncavos e convexos contornos do corpo feminino, onde as silhuetas monocromáticas revelam sentimentos e emoções não vistas nas imagens coloridas. De forma leve e sem perder a poesia do seu trabalho em preto e branco, o artista invoca, de forma proposital, temas políticos sociais contemporâneos nos fazendo refletir sobre as questões relacionadas ao ser humano e suas realidades cotidianas, quebrando tabus e redescobrindo a beleza que o envolve. Nesta mostra, Hugo torna iguais e belos os diversos tipos de corpos usando a sua fotografia como ferramenta de inclusão social, revelando-nos a verdadeira poética das nossas humanas sombras”.