Entretenimento

Pontos de Cultura se reúnem após quatro anos sem editais do ministério

Encontro será um momento para definição política da rede de fomento à cultura

Por Leandro Melito e Noelle Oliveira com Agencia Brasil 19/05/2014 15h03
Pontos de Cultura se reúnem após quatro anos sem editais do ministério
O encontro começa hoje (19) e vai até o prózimo dia 24, em Natal (RN) - Foto: Divulgação

A partir de hoje (19), os pontos de Cultura se reúnem na cidade de Natal (RN) durante a Teia da Diversidade, que tem programação prevista até sábado (24). Além de concentrar a diversidade cultural e regional do país, o encontro também será um momento de definição política dessa rede de fomento à cultura, criada em 2004 pelo então ministro da Cultura Gilberto Gil para estimular iniciativas culturais da sociedade civil já existentes por meio de convênios.

A última reunião entre os pontos de Cultura foi realizada em 2010 no Complexo Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). Nesse espaço de quatro anos sem um encontro nacional, algumas demandas ficaram represadas e os representantes esperam retomar o diálogo com o Ministério da Cultura durante o evento. "Há quatro anos sem um fórum nacional, perdemos muito de nossa articulação e das prioridades de nossas ações", comenta Lula Dantas, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Dantas queixa-se de que, durante esse período, o Ministério da Cultura não tenha lançado nenhum edital ou prêmio voltado para os pontos e está na expectativa de que algo nesse sentido possa ser concretizado durante a teia, que contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. "Buscamos  recursos em outros editais e em opções regionais para nos manter. O Ministério da Cultura já acenou positivamente com relação ao lançamento de editais e prêmios este ano, mas nada de concreto foi oficializado ainda".

Procurado pela reportagem, o Ministério da Cultura não respondeu até o fechamento desta matéria.