Economia

Alagoas bate recorde atinge o menor tempo da história para abrir empresas em 2025

Com média de apenas 11 horas e 37 minutos, estado reduz burocracia em 14% e consolida avanço histórico no ambiente de negócios; Juceal celebra uso de Inteligência Artificial

Por Redação com Agência Alagoas 21/01/2026 12h12
Alagoas bate recorde atinge o menor tempo da história para abrir empresas em 2025
Alagoas bate recorde atinge o menor tempo da história para abrir empresas em 2025 - Foto: Mayara Tolezi/Ascom Juceal

Alagoas alcançou, em 2025, o menor tempo médio já registrado para a abertura de empresas com 11 horas e 37 minutos. O desempenho representa uma redução de 14,16% em relação ao tempo de 13 horas e 32 minutos anotado em 2024. Os dados são da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), do Governo Federal.

A análise da Redesim considera o período entre a criação do protocolo pelo empreendedor, incluindo o preenchimento da consulta prévia, até a autenticação do processo pela Junta Comercial. São avaliados três etapas: tempo de resposta à consulta prévia de localização e nome empresarial, tempo de validação cadastral no sistema e tempo de análise do processo pela Junta Comercial.

Em 2024, o tempo médio para a consulta prévia foi de 7 horas e 4 minutos; para validação cadastral, de apenas 5 minutos; e para análise do processo, de 4 horas e 27 minutos. Todo o trâmite de abertura empresarial em Alagoas ocorre pelo Portal Facilita Alagoas, gerenciado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), responsável também pela análise dos processos.

O principal avanço em relação a 2024 foi observado no tempo de verificação da Juceal, que caiu 37,12% em comparação às 7 horas e 5 minutos do ano anterior.

O resultado atual reflete uma trajetória de redução contínua nos últimos anos. Em 2019, primeiro ano da análise da Redesim, o tempo médio era de 64 horas e 42 minutos. Em 2022, caiu para 19 horas e 35 minutos, chegando agora ao menor patamar histórico.

“No ano em que tivemos o recorde de empresas abertas, também tivemos o menor tempo da história para registro dessas empresas. Isso mostra o foco do Governo do Estado e da Juceal em desenvolver ainda mais o ambiente de negócios. Ampliamos as relações com os municípios, que impactam na consulta prévia, e investimos em funcionalidades, como a inteligência artificial, que simplificam ainda mais o trabalho dos nossos clientes. Por isso, tenho certeza que em 2026 continuaremos com os bons resultados”, afirmou o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho.

O ranking considera apenas os processos de abertura empresarial vinculados à Junta Comercial, excluindo registros de outras entidades, como cartórios e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL).

Ranking municipal

Os dados da Redesim também permitem acompanhar os tempos de abertura de empresas por município. Entre os três fatores que compõem o tempo total, as prefeituras são responsáveis pela resposta à consulta prévia de localização, etapa que verifica se as atividades podem ser exercidas em determinado endereço.

Em 2025, os municípios com os menores tempos foram Minador do Negrão (1 hora e 2 minutos), Maceió (4 horas e 56 minutos), Flexeiras (7 horas e 8 minutos), Ouro Branco (10 horas e 28 minutos), Santana do Ipanema (10 horas e 32 minutos), Novo Lino (10 horas e 54 minutos), Teotônio Vilela (12 horas e 5 minutos), Pão de Açúcar (12 horas e 12 minutos), Cajueiro (12 horas e 46 minutos) e Capela (13 horas).

Já os municípios com maiores tempos médios foram Paulo Jacinto (110 horas e 9 minutos), Pindoba (90 horas e 48 minutos), Jaramataia (75 horas e 58 minutos), Jacaré dos Homens (68 horas e 7 minutos), Senador Rui Palmeira (66 horas e 3 minutos), Belo Monte (63 horas e 15 minutos), Maravilha (59 horas e 34 minutos), Mata Grande (52 horas e 44 minutos), Olho d'Água do Casado (48 horas e 2 minutos) e Piaçabuçu (46 horas e 38 minutos).

Apenas dois municípios não aparecem no ranking, por não terem registros de aberturas finalizadas pela Juceal: Branquinha e Chã Preta.