Economia

IBGE deve lançar edital com 9.580 vagas temporárias em novembro

Provas estão previstas para janeiro de 2026 e resultado final sai em março

Por Redação 29/10/2025 15h03 - Atualizado em 29/10/2025 15h03
IBGE deve lançar edital com 9.580 vagas temporárias em novembro
IBGE deve lançar edital com 9.580 vagas temporárias em novembro - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve publicar em novembro o edital do processo seletivo simplificado com 9.580 vagas temporárias. As provas estão previstas para janeiro de 2026 e o resultado final deve ser divulgado em março, segundo informações do próprio instituto.

Do total de vagas, 8.480 serão destinadas ao cargo de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de dados estatísticos. Outras 1.100 vagas serão para supervisor de coleta e qualidade, que atua no acompanhamento do trabalho de campo. Os salários atuais são de R$ 2.676,24 para agente e R$ 3.379 para supervisor.

Autorizado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) em agosto, o concurso terá contratos com duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por até três, conforme a necessidade das atividades. As contratações vão reforçar a execução de pesquisas estatísticas em todo o país.

“O processo seletivo para temporários é fundamental para o funcionamento das pesquisas estatísticas e geográficas do país”, afirmou o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

Distribuição das vagas:

• Agente de Pesquisas e Mapeamento: 8.480

• Supervisor de Coleta e Qualidade: 1.100

Como se preparar:

Segundo especialistas, o concurso tem um leque enxuto de disciplinas, com foco em conteúdos estudados ao longo da vida escolar. As provas devem incluir questões de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, geografia e ética no serviço público. A banca organizadora será a FGV, conhecida por exigir interpretação apurada na prova de português.

Na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), o cargo mais concorrido foi o de analista do IBGE com especialidade em engenharia civil, com mais de 14 mil candidatos por vaga. O instituto foi contemplado com 895 vagas no CNU, mas não participou da edição deste ano.