Economia
Quase 60% dos brasileiros usam IA para comparar preços em compras online
Pesquisa da Bain mostra que consumidores buscam apoio tecnológico no pré e pós-venda
O uso de inteligência artificial em compras online já faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros, aponta levantamento da Bain & Company. De acordo com o estudo, 58% dos consumidores utilizam a ferramenta para comparar preços, produtos, vendedores e sites.
Além disso, os entrevistados recorrem à IA para selecionar itens que se ajustem melhor ao seu perfil, principalmente quando se trata de produtos de maior valor, como eletrodomésticos e computadores.
“A pesquisa revelou que os consumidores percebem valor no uso de IA em todas as etapas da jornada de compra, desde a busca por produtos até a decisão final e o pós-venda”, destaca Gabriele Zuccarelli, sócio e líder da prática de varejo na Bain América do Sul.
O levantamento também mostra que os clientes utilizam a inteligência artificial para obter instruções de uso e recomendações adicionais após a compra, não se restringindo apenas à decisão de aquisição.
Os consumidores ainda demonstram disposição em transferir parte das compras para assistentes virtuais. As categorias mais mencionadas para aquisição via IA são eletrodomésticos e eletrônicos (66%), casa e decoração (63%) e beleza e cuidados pessoais (63%).
Quanto aos canais preferidos para interagir com as IAs, 49% dos entrevistados afirmaram optar por ferramentas já utilizadas no dia a dia, valorizando a integração e o conhecimento das preferências pessoais.
Outros 44% utilizam tecnologias integradas aos navegadores, que consolidam informações de diversos sites e estão disponíveis durante toda a jornada de compra. Interações com assistentes nos próprios sites e aplicativos de marcas (40%) ou em marketplaces (39%) também receberam avaliação positiva.
*Com informações da CNN


