Economia
Governo de Alagoas promove evento no Dia do Economista
Encontro vai reunir pesquisadores, gestores e estudantes na próxima quarta-feira (13)

O Governo de Alagoas, por meio da Vice-Governadoria, realiza, na próxima quarta-feira (13), Dia do Economista, um evento sobre ciência, tecnologia e inovação que podem promover mudanças estruturais na economia e na sociedade alagoana.
O encontro vai reunir pesquisadores, gestores e estudantes, às 9h30, no auditório da Vice-Governadoria, localizado no Centro.
Com o tema "O Papel da CT&I para o Desenvolvimento de Alagoas", o evento vai receber o palestrante e professor Fábio Guedes, diretor-presidente de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCTi), do Consecti/AL e do CMCTi/Maceió.
Pesquisador experiente e gestor público, Guedes alia sólida trajetória acadêmica à atuação efetiva na formulação e execução de políticas públicas, participando de fóruns e iniciativas nacionais que colocam Alagoas em posição de destaque.
A coordenação do debate ficará a cargo do professor Cid Olival, docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac/Ufal) e coordenador do Eixo Desenvolvimento Econômico e Social da Câmara de Estudos Políticos.
Para Olival, compreender o papel da ciência e da tecnologia requer visão de longo prazo
“Quando a gente pensa em desenvolvimento, precisa entender que ele acontece com mudanças nas estruturas econômicas e sociais ao longo do tempo. É preciso investir em ciência, tecnologia e inovação, avançar na dinâmica produtiva para que, num período posterior, essas transformações se concretizem. O desenvolvimento deve ser um processo de transformação, não de reforço das estruturas existentes”, analisa.
Segundo Olival, a ocasião é ideal para refletir sobre a dinâmica econômica e as transformações tecnológicas como ferramentas para melhorar a qualidade de vida da população.
“Nada mais justo que celebrar esse dia com uma discussão que trata diretamente da dinâmica econômica e de como transformações científicas e tecnológicas podem impactar a sociedade”, destacou.
