Economia
Conta de luz fica mais cara a partir desta sexta com bandeira vermelha 2
Cobrança adicional será de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos

A partir desta sexta-feira, 1º de agosto, os consumidores de energia elétrica em todo o Brasil passarão a pagar mais pela conta de luz. O reajuste ocorre com a entrada em vigor da bandeira tarifária vermelha, no patamar 2, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no mês de julho.
Com a mudança, será aplicado um custo adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A Aneel justificou a medida devido ao cenário de chuvas abaixo da média em todo o país, o que compromete a geração de energia por meio de hidrelétricas.
"O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas", informou a agência em nota.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária vigente era a verde, que indica condições favoráveis de geração de energia e não gera cobrança extra. No entanto, em maio deste ano, o cenário climático se deteriorou com a transição do período chuvoso para o período seco, levando à adoção da bandeira amarela e, agora, ao acionamento do patamar mais elevado do sistema tarifário.
