Economia

Queda do WhatsApp gera prejuízo para restaurantes e lanchonetes de Maceió

Boa parte dos pedidos feitos nesses estabelecimentos utilizam o aplicativo para fazê-los

Por Redação com Gazeta Web 04/10/2021 17h05
Queda do WhatsApp gera prejuízo para restaurantes e lanchonetes de Maceió
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução/Internet

A pane que afeta desde o início da tarde desta segunda-feira (4) o WhatsApp, Facebook e Instagram prejudica diretamente o serviço de entrega de refeições feito por essas ferramentas.

Lucicleide dos Santos trabalha em estabelecimento no Farol, conhecido pela venda de salgados. Nesse local, cerca de 80% dos pedidos do dia chegam via WhatsApp. “Com esse problema desde cedo a gente está recebendo os pedidos dos clientes por telefone mesmo. É complicado porque 80% das vendas chegam pelo WhatsApp e o dia quase todo hoje foi parado”, disse a recepcionista.

Silmara Oliveira trabalha em restaurante no bairro Serraria e declara que o prejuízo só não foi maior porque os pedidos feitos pelo aplicativo de conversa são mais numerosos no fim de semana. “De todos os pedidos que atendemos por dia, cerca de 5% são pelo WhatsApp. Se fosse outro dia da semana talvez o prejuízo teria sido ainda maior", disse.

Thiago Falcão que atua na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) explica que pedidos feitos pelo WhatsApp e pelo telefone ainda representam parte importante do lucro dos estabelecimentos. “Sem contar que nos pedidos feitos WhatsApp e por telefone não temos que pagar taxa”, afirma.

Segundo ele, o WhatsApp é ainda uma das formas mais utilizadas para fazer o pedido nos bares e restaurantes. "No meu restaurante, por exemplo, mais de 80% do que chega é por WhatsApp. Ele é ainda é muito usado".

No início da tarde, o Facebook confirmou por meio do Twitter que usuários estão tendo dificuldades para acessar seus aplicativos, incluindo WhatsApp e Instagram. Em comunicado, a empresa afirmou que trabalha “para que tudo volte ao normal o quanto antes".

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, informou o grupo norte-americano. O WhatsApp também usou o Twitter para relatar o problema.