Economia

Com Petrobras “fora” de AL, americanos vão explorar petróleo no Estado

Atividade deve gerar mais empregos e oportunidades

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 21/09/2021 10h10
Com Petrobras “fora” de AL, americanos vão explorar petróleo no Estado
Porto de Maceió - Foto: Reprodução

A Petrobras vendeu quase tudo que tinha aqui em Alagoas. A BR Distribuidora, os campos terrestres e de águas rasas e até a participação que tinha na distribuidora de gás Algás, que agora é apenas do governo de Alagoas e da Mitsui.

A ausência da estatal brasileira, num primeiro momento, abre oportunidades de novos investimentos no setor do petróleo e gás em terras alagoanas – e mares também.

A Algás deve anunciar ainda este ano um forte programa de investimentos para ampliar a distribuição e também o uso de gás natural na geração de energia, por exemplo.

Outra oportunidade que se abre é a assinatura do contrato de operação de apoio logístico offshore no Nordeste entre o Porto de Maceió e a Nitshore Engenharia e Serviços Portuários.

O contrato que será assinado nesta quinta-feira (23)
, representa a retomada de projetos de exploração de petróleo e gás no mar, segundo a Administração do Porto de Maceió.

O evento inaugura o projeto de exploração e prospecção de petróleo e gás a ser desenvolvido pela ExxonMobil do Brasil em parceria com a Nitshore. Essa iniciativa vai gerar um ciclo de desenvolvimento na região, com novos empregos, maior arrecadação e atração de outros negócios com empresas que integrem a cadeia de serviços que compõem a atividade offshore no país”, diz nota do Porto, sobre o contrato.

Com a Petrobras fora de Alagoas, os americanos parecem dispostos a desembarcar por aqui para explorar petróleo. E sim, tem muito petróleo e gás em solo e nas águas de Alagoas e do Nordeste. A atividade, além de emprego, também costuma gerar receita para o setor público através de impostos e royalties.