Economia

Porto de Maceió assina contrato de operação offshore

Expectativa é de que a iniciativa irá gerar um ciclo de desenvolvimento na região

Por Redação com Tribuna do Sertão 20/09/2021 13h01
Porto de Maceió assina contrato de operação offshore
Porto de Maceió - Foto: Reprodução

Na próxima quinta-feira (23), será assinado um contrato de operação de apoio logístico offshore no Nordeste entre o Porto de Maceió e a Nitshore Engenharia e Serviços Portuários. O evento irá celebrar a inauguração do projeto de exploração e prospecção de petróleo e gás a ser desenvolvido pela ExxonMobil do Brasil em parceria com a Nitshore. A iniciativa deve gerar um ciclo de desenvolvimento na região, gerando novos empregos, maior arrecadação e atração de outros negócios com empresas que integrem a cadeia de serviços que compõem a atividade offshore no país.

O administrador do Porto de Maceió, Dagoberto Omena, explica que o contrato que será assinado consiste no uso temporário, na exploração de áreas e instalações portuárias na poligonal do Porto Organizado de Maceió, as quais serão destinadas às atividades de atendimento e apoio logístico offshore. “A nossa localização é muito boa para este tipo de serviço. De início, já podemos garantir que teremos ampliação de negócios e geração de empregos em Maceió, pois a Nitshore faz a ponte com a ExxonMobil que planeja ampliar a exploração de petróleo no Brasil”, analisou.

Já o diretor da Nitshore, Paulo Falcone, conta que as expectativas são grandes para o início da parceria com o Porto de Maceió, pois a empresa que é responsável pela gestão do Terminal 2 do Porto de Niterói, é referência em base offshore e operações integradas no Brasil. A empresa oferece atividades de movimentação de cargas, alfandegamento para importação e exportação, armazenagens, tancagens de fluidos, abastecimento de água e combustíveis, gerenciamento de resíduos e reparos navais.