Economia

‘Passaporte da vacina' será exigido pelo setor de eventos em plano de retomada nesta segunda-feira (20)

Planejamento para retorno de atividades deste segmento será apresentado ao Governo do Estado durante reunião na sede da Sesau

Por Redação com Gazeta Web 20/09/2021 10h10 - Atualizado em 20/09/2021 13h01
‘Passaporte da vacina' será exigido pelo setor de eventos em plano de retomada nesta segunda-feira (20)
Setor de eventos exigirá ‘passaporte da vacina' e rastreamento do público para retomada - Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (20) o plano de retomada das atividades será apresentado pelos representantes do segmento de eventos em Alagoas, durante reunião marcada às 14h30, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O planejamento prevê a exigência do chamado 'passaporte da vacina' e o rastreamento do público.

O retorno sugerido vai seguir parâmetro internacional, com um rígido controle de acesso dos participantes. Além de ser imediato e gradual de todos os tipos de festas, de grande, médio e pequeno portes.

A estratégia exigirá a comprovação da imunização contra a Covid-19 que, atualmente, pode ser feita por meio do cartão fornecido pelas prefeituras ou pelos canais digitais do Sistema Único de Saúde (SUS), que contêm informações sobre o histórico de vacinação do cidadão.

As casas também propõem a implantação do rastreamento do público, no qual a pessoa deverá fornecer algumas informações, consideradas fundamentais pelo segmento, no ato da compra do bilhete, para controle sanitário. O plano elaborado é baseado em ideias aplicadas em outros estados e países.

O diretor regional da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) em Alagoas, Sérgio Feitosa, assegura que o plano de retomada sugerido abrange a realização de todos os tipos de eventos, com exceção do futebol, que será tratado diretamente pela federação específica.