Economia

Cultivo de fitoterápicos ganha força na universidade federal

Iniciativa é promessa de inovação no setor de saúde em Alagoas e gera renda para a agricultura familiar

Por Da Redação com assessoria com Da Redação com assessoria 04/06/2014 16h04
Cultivo de fitoterápicos ganha força na universidade federal
Plantas medicinais são uma inovação no setor de saúde - Foto: arquivo

Um projeto desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca-Ufal) pode mudar o cenário da saúde no estado. A iniciativa fornece matéria-prima para a produção de produtos fitoterápicos ou até mesmo o uso da planta in natura no auxílio à cura de doenças.

O engenheiro agrônomo e professor do curso de Ciências Agrárias da Ufal, Clemens Rocha, desenvolve, com o auxílio de dois alunos, plantas medicinais na própria horta, a exemplo da hortelã.  “Para atender a condição da cultura orgânica, cuidamos de todo o processo de cultivo, desde o preparo do solo, que inclui fertilização e correção, até sua distribuição, que beneficia prefeituras e algumas comunidades do entorno”, explica o professor.

A iniciativa conta ainda com parceria de alunos do curso de Farmácia da Ufal, que irão atuar em pesquisas e no desenvolvimento dos produtos orgânicos. Para o professor Clemens Rocha, o projeto garante não só um aprimoramento na formação dos alunos envolvidos, como também promove soluções de deficiências na área de saúde em Alagoas.

“É uma oportunidade de ajudar os estudantes a desenvolver novos projetos na área ou mesmo a realizar seus Trabalhos de Conclusão de Curso sobre o tema. Além disso, o projeto pode ainda auxiliar pequenos produtores familiares a terem uma nova fonte de renda, o que garante melhorias na qualidade de vida”, finaliza.

O estudo tem apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) Fitoterápicos, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Tags: