Cooperativismo
Unicafes-AL mantém representação no Conselho Estadual do Cooperativismo para o biênio 26/27
Composição para o biênio conta com Edivaldo Júnior e Roberto Moura como membros titulares, e Francisco Souza e Antonino Cardozo como membros suplentes
A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL ) teve sua permanência no Conselho Estadual do Cooperativismo Alagoano (COONECOOP) oficializada para o biênio 2026/2027. A medida foi formalizada pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio do Decreto nº 101.106, publicado em 29 de dezembro de 2025, assinado pelo governador Paulo Dantas.
O Conselho Estadual do Cooperativismo Alagoano é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, presidido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS), e reúne representantes das principais entidades do cooperativismo em Alagoas, além de órgãos estratégicos do Governo do Estado.
O colegiado conta com a participação de instituições como a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, a Secretaria de Estado da Fazenda, além do Sistema OCB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), fortalecendo o diálogo intersetorial em torno do desenvolvimento cooperativista.
A composição para o biênio 2026/2027 conta com Edivaldo Júnior e Roberto Moura como membros titulares, e Francisco Souza e Antonino Cardozo como membros suplentes.
Para o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, a nomeação para mais um biênio consolida a atuação da entidade no campo institucional.
“A continuidade da nossa entidade no COONECOOP reforça o reconhecimento do papel estratégico da agricultura familiar no cooperativismo alagoano e garante a participação ativa da entidade nas discussões e deliberações que impactam diretamente as cooperativas filiadas”,disse.


