Cooperativismo

Unicafes-AL realiza primeiro dia de campo do Selo do Biocombustível Social em Alagoas

Evento contou com a presença do secretário do estado de agricultura, Marcelo Melo

Por BCCOM Comunicação 27/10/2025 17h05 - Atualizado em 27/10/2025 19h07
Unicafes-AL realiza primeiro dia de campo do Selo do Biocombustível Social em Alagoas
Dia de campo contou com cerca de 200 participantes - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) realizou o primeiro dia de campo do Selo do Biocombustível Social. O evento aconteceu na última sexta-feira (25) em Piaçabuçu, na sede da cooperativa Coopaíba. Com o tema "Cultura do Coco: Do Campo à Mesa", o encontro discutiu e apresentou o modelo de produção da cooperativa considerada a pioneira do Selo no estado, cujo carro chefe de produção é o coco, principal matéria-prima do biodiesel.

O dia de campo contou com cerca de 200 participantes. Estiveram presentes o presidente da Unicafes-AL e da Coopaíba, Antonino Cardozo; o vice-presidente da Unicafes-AL, Roberto Moura; o secretário-geral da Unicafes-AL, Francisco Souza Irmão; e a gerente de Ater da Unicafes-AL, Cinara Bernardes. O evento ainda contou com a preseça do secretário do estado de agricultura, Marcelo Melo.

Selo do Biocombustível Social

O Selo do Biocombustível Social é uma política pública do Governo Federal que garante a presença da agricultura familiar na produção do biodiesel, oferecendo assistência técnica ao pequeno produtor.

"A Coopaíba já vem trabalhando há alguns anos com o selo do biocombustível social. Não só ela, mas também outras cooperativas que estão na base da Unicafes Alagoas, possuem o selo. E esse trabalho vem sendo executado há um certo tempo já, onde todos os anos a gente realiza esses dias de campo, justamente para fazer esse trabalho de intercooperação e também para mostrar a importância do selo para a agricultura familiar", destacou Cinara Bernardes, gerente de Ater da Unicafes-AL.

"O selo, ele proporciona que as cooperativas ampliem a sua produção, proporciona também a compra do produto do agricultor, garante renda, emprego. Quando o agricultor vê que ali tem garantia de produção, então ele vem para a base. Então o intuito da gente é justamente esse, mostrar para ele a importância do cooperativismo e que juntos nós somos mais fortes", declarou.

Pioneira

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaíba), em Alagoas, é considerada a pioneira do Selo do Combustível Social no estado. Seu modelo de produção é utilizado como exemplo em todo o território nacional, sendo apresentado, inclusive, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Coopaiba integra o programa de biodiesel em parceria com a Unicafes Alagoas (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), entidade que tem atuado como articuladora do setor no estado.

"Um dos desenvolvimentos que a gente tem proposto é a gente fortalecer as cadeias produtivas, entre elas a fruticultura, na fruticultura o coco. E hoje a gente está aqui nesse dia de campo sobre a cultura do coco, que nessa região tem sido uma bela oportunidade de geração de emprego e renda. No ecossistema de parceiros, hoje, a gente chega a processar 800 toneladas de coco/mês, empregando 250 pessoas de forma direta como funcionários e mais de 1.336 cooperados", declarou Antonino Cardozo, presidente da Coopaíba e da Unicafes-AL.

"O estado de Alagoas tem sido referência nessa agenda porque, estamos no processo de reformulação do selo biocombustível social, a gente está avançando nessa agenda e avançando para aumentar a quantidade de agricultoras e agricultoras familiares incluídas no selo", destacou a diretora de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Vivian Libório, em visita recente à Alagoas.

Importância

"O Antonino fez esse convite, a gente não podia deixar de vir aqui conhecer. Eu vim para cá para conhecer esse sistema das cooperativas e estou muito satisfeito de estar aqui conhecendo e com esse dia de campo, que vai ser um dia de palestras, de diálogo e depois a gente vai conhecer as produções. Vai ser a troca de conhecimento e a troca de ideias juntamente com a Unicafes, a Coopaíba, o Governo de Alagoas e vamos estar presentes. Tanto o Governo de Alagoas representado pelo governador Paulo Dantascomo a Seagri", declarou o secretário do estado de agricultura, Marcelo Melo.

"A Copaíba nos representa nesse setor e tem colocado para todas as cooperativas que também fazem parte da Unicafes, um modelo de gestão, um modelo daquilo que é possível através da agricultura familiar: a gente acessar as políticas públicas, a gente acessar também aquilo que vem fortalecer os jovens, as mulheres e outros grupos produtivos que fazem parte de todo o nosso projeto", destacou Roberto Moura, vice-presidente da Unicafes-AL.