Cooperativismo
Missão Europa tem resultado positivo e traz expansão para agricultura familiar de AL
Estado foi representado pela Unicafes-AL, cooperativas e Seagri-AL na maior feira de alimentos e bebidas do mundo

Com o objetivo de expandir o mercado da agricultura familiar alagoana, a União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) se juntou à Secretaria do Estado de Agricultura (Seagri-AL) na Missão-Europa, que levou produtos e representantes de cooperativas alagoanas para a Anuga, considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, na Alemanha.
Alagoas fez parte do estande do Consórcio Nordeste, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Estiveram presentes o diretor-tesoureiro da Unicafes-AL, Edivaldo Júnior; o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro; o secretário executivo do estado de agricultura, Ronaldo Targino e a ex-secretária do estado de Agricultura, Aline Rodrigues.
Durante o evento, aconteceram rodadas de negócios com compradores internacionais, apresentando os produtos de dez cooperativas alagoanas em um catálogo preparado pela Unicafes-AL, colocado em exposição no espaço. Conexões nacionais também foram formadas, como o encontro com a presidente da Federação Unicafes, Fátima Torres.
"Considero que a missão Europa, integrada por representantes de todos os estados do nordeste, foi um grande sucesso, um verdadeiro divisor de águas para agricultura familiar brasileira. Pela primeira vez, a agricultura familiar de Alagoas e do Nordeste participaram deste evento. Foi uma oportunidade de aprendizado e também para criar conexões com futuros potenciais compradores", destaca Edivaldo Júnior, diretor-tesoureiro da Unicafes-AL.
"É um momento de grande alegria e principalmente de comercialização, para a gente fazer esse trabalho de escoamento da produção e fazer com que o mundo também conheça os alimentos do nosso Brasil e principalmente do nosso Nordeste. Existem várias estratégias de comercialização em Alagoas e no Nordeste, mas é indispensável buscar novos mercados. Para isso, a parceria tanto com o Sebrae como o Apex tem sido de grande relevância para nós do consórcio Nordeste também", destacou a ex-secretária de agricultura, Aline Rodrigues.
A presença do estado na Anuga é resultado de uma agenda internacional que também teve uma etapa em Lisboa, Portugal. Segundo Edivaldo Júnior, o encontro - que aconteceu uma semana antes - também abriu portas para a internacionalização da agricultura familiar alagoana.
"Participamos da Brasil Origem Week, evento realizado pela Apex em Lisboa, Portugal, com a participação de representantes das cooperativas agricultura familiar, da Unicafes-AL e também dos governos dos nove estados nordestinos. Em Lisboa aprendemos muito sobre as possibilidades de fazer comércio internacional a partir de Portugal, considerada a porta de entrada da Europa. Também apresentamos nossos produtos para potenciais compradores e discutimos estratégias para avançar na comercialização de nossos produtos no mercado europeu e mundial. Em breve nossos produtos estarão chegando em Portugal e a outros países europeus abrindo novos mercados para nossos sabores tradicionais, gerando valor para nossa produção e melhorando a renda dos nossos produtores. A missão Europa foi o pontapé inicial e o novo momento para agricultura familiar brasileira", destacou.
