Cooperativismo
Com articulação da Unicafes-AL, cooperativa de Arapiraca é a primeira em Alagoas a receber projeto do Governo Federal
Projeto Quintais Produtivos das Mulheres Rurais beneficiará cooperativas femininas com apoio da Unicafes Nacional e foco na produção de alimentos e geração de renda

Mais um passo importante foi dado para fortalecer o protagonismo feminino no cooperativismo alagoano. Graças à articulação da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), mulheres da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal) participaram no dia 14 de julho, no município, do primeiro encontro do Projeto Quintais Produtivos, iniciativa do governo federal que visa promover segurança alimentar, geração de renda e autonomia para pequenas produtoras em todo o país.
O Projeto Quintais Produtivos para Mulheres Rurais surgiu de uma articulação entre a Unicafes nacional e as Unicafes estaduais. Tem como objetivo fomentar a produção nos quintais rurais, localizados próximos às casas das mulheres do campo, costumando ser criados e manejados por elas. O programa visa promover a autonomia econômica e ampliar o acesso às políticas públicas de apoio à produção e comercialização de alimentos.
Em Alagoas, foram escolhidas 15 mulheres da Cooperal, que receberam um incentivo de R$ 5 mil do Governo Federal para plantar hortaliças, plantas medicinais e a criação de animais de pequeno porte.
“A Cooperal escolheu 15 mulheres que já produzem no campo para receber o incentivo de R$ 5 mil do Governo Federal. O projeto foi pensado justamente para apoiar quem já está na lida, produzindo alimento. Elas precisam atender a alguns critérios, enviar documentação, assim como já serem agricultoras familiares experientes”, explicou Maria José, secretária de Mulheres da Unicafes Alagoas e presidente da Cooperal.
A adoção do Projeto Quintais Produtivos mostra o papel ativo no fortalecimento do papel feminino na agricultura familiar que a Unicafes-AL desenvolve, traçando iniciativas como a 1ª Jornada Pedagógica, realizada em maio deste ano, direcionada à formação e capacitação continuada de jovens, mulheres e cooperativas da agricultura familiar. Como resultado, um estudo realizado pela Unicafes nacional em parceria com a organização TRIAS – América do Sul no ano de 2025 mostrou que 100% das cooperativas associadas de Alagoas adotam projetos de inclusão feminina.
“Esperamos que dê certo para que mais cooperativas em Alagoas também sejam beneficiadas”, destacou Maria José.
