Cooperativismo
Soluções para as cooperativas são apresentadas durante o ENCOOPAL 2025
O SESCOOP/AL participou do Encontro do Cooperativismo Alagoano que celebrou o Ano Internacional das Cooperativas

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (SESCOOP/AL) participou, nesta terça-feira (22), do ENCOOPAL 2025 – Encontro do Cooperativismo Alagoano, principal evento estadual voltado ao fortalecimento das cooperativas. Realizado pelo Governo de Alagoas em parceria com a Unicafes, o evento, que teve como tema “cooperativas promovendo soluções inclusivas e sustentáveis por um mundo melhor”, contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa e de secretários de Estado. Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, a edição deste ano reuniu representantes do cooperativismo alagoano.
O encontro é considerado um catalisador para novas parcerias, capacitação de lideranças e visibilidade do movimento cooperativo, além de contribuir para a formulação de políticas públicas que impulsionem o setor. Na programação, palestras, painéis, rodas de conversa e a apresentação da Orquestra Jovem da cooperativa Pindorama.
Abertura com protagonismo nacional
A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, fez a palestra magna de abertura com o tema “Ano Internacional das Cooperativas - Cooperativas Constroem um Mundo Melhor". O superintendente do SESCOOP/AL, Adalberon Sá Júnior, participou de um painel junto ao Sebrae. Na apresentação, ele mostrou as principais iniciativas da entidade e reforçou a importância da marca e do propósito do movimento SomosCoop.
“O cooperativismo alagoano tem mostrado sua capacidade de se reinventar, promover inclusão e gerar desenvolvimento sustentável. O ENCOOPAL é a prova de que estamos no caminho certo: unindo forças, fortalecendo redes e preparando nossas cooperativas para os desafios do presente e do futuro. A oportunidade do Ano Internacional precisa deixar um legado de melhorias para nossas cooperativas e apresentar as soluções do SESCOOP é aproveitar bem esse ano tão importante para o cooperativismo”, destacou Adalberon.
