Cooperativismo

Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária começa por Arapiraca

Iniciativa vai percorrer nove regiões do estado, começando pelo Agreste.

Por Bccom Comunicação 21/05/2025 13h01 - Atualizado em 21/05/2025 13h01
Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária começa por Arapiraca
Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária começa por Arapiraca - Foto: Ascom Sedics

A praça Luiz Pereira Lima, no agreste do estado, será palco de oportunidades para o pequeno produtor rural. O Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária acontece neste dia 30, das 08h às 17h, e vai contar com 30 estandes para exposição e comercialização de produtos à população alagoana.

O circuito é uma iniciativa da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL); Secretaria de Agricultura; Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e da Prefeitura da Arapiraca. Além dos estandes para comercialização dos produtos, o evento vai contar com palestras e rodas de conversa para tirar dúvidas dos pequenos produtores, além de atrações culturais para animar o público da região.

O secretário executivo de Agricultura, Ronaldo Targino, explica os detalhes. “São 30 estandes destinados à agricultura familiar e à economia solidária. Dez deles já vão ser preenchidos junto à Prefeitura, que também é parceira nesse evento, e os outros 20 vão estar à disposição da agricultura familiar de todo o entorno, que pode procurar a Unicafes-AL, ou a Secretaria de Agricultura, ou a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, para conseguir colocar seu produto lá, para vender, para apresentar esse produto à população. Além da comercialização, termos ainda algumas rodas de conversa, com temas importantes à agricultura familiar, temas para esclarecer o acesso a crédito, para promover a participação da mulher e da juventude na agricultura familiar”, afirmou.

O circuito acaba se tornando uma ponte entre as cooperativas e os empreendimentos e a população em geral. “A feira, na verdade, é uma apresentação e acaba se tornando uma grande rodada de negócios. A gente tem trabalhado para que conheçam os produtos, para que o preço seja acessível, mas seja justo para agricultura familiar. Então, tem a participação de empresas, tem a participação dos produtores, de cooperativas, de associações e também do poder público, porque essa compra pública também é importante para a agricultura familiar”, complementa o secretário.

Outro destaque importante é a volta do programa Na Rota da Merenda Legal, que defende a inserção de produtos vindos da agricultura familiar na rede pública de ensino. O programa vai ser apresentado pela Unicafes-AL no circuito, que também está responsável pelo mapeamento de pequenos produtores em cada região. “A partir do Na Rota da Merenda Legal, uma iniciativa da Unicafes-AL, o Estado de Alagoas passou da agricultura familiar para a merenda escolar, que antes não comprava. Hoje está comprando cerca de R$ 7 milhões a R$ 8 milhões por ano, beneficiando mais de 50 empreendimentos entre associações e cooperativas da cultura familiar. A Unicafes já participou de outras ações interessantes de apoio à comercialização, que é o caso do Armazém Alagoas Mais Cooperativa, de outras vendas institucionais para a Conab. Por isso o Circuito de Feiras representa uma boa oportunidade para promover a produção e fortalecer a comercialização”, afirma Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.

Os produtores de Arapiraca que se interessarem em fazer parte do circuito podem procurar a Unicafes-AL até segunda-feira, dia 26.