Cooperativismo

Interação e alegria através do cooperativismo

As mulheres do Departamento de Senhoras da Integrada são exemplo de como atitudes simples podem fortalecer relacionamentos e promover vínculos afetivos

Por MundoCoop 11/03/2024 09h09
Interação e alegria através do cooperativismo
As mulheres do Departamento de Senhoras da Integrada - Foto: Assessoria

A Integrada busca investir em pessoas e conectar propósitos, através das atividades que são desenvolvidas entre os cooperados e seus familiares.

As mulheres do Departamento de Senhoras da Integrada são exemplo de como atitudes simples podem fortalecer relacionamentos e promover vínculos afetivos.

Quinzenalmente, cerca de 15 mulheres que pertencem ao Departamento de Senhoras da Integrada, se encontram na AFIL (Associação dos Funcionários da Integrada) e juntas, realizam atividades recreativas, que reforçam o cooperativismo, promovem bem-estar e muita felicidade. Elas passam a tarde compartilhando experiências, trocando receitas e participando de jogos interativos.

Para muitos, atividades como essas, são amenidades. Para elas, significam relacionamento e amor “é divertido encontrar com as amigas. Bem melhor do ficar em casa. Me sinto muito feliz aqui”, disse Lidia Otaguiri, 94 anos. Ela participa do grupo há mais de 20 anos e afirma que pretende continuar “quero vir sempre. Enquanto puder, estarei participando”, fala aos risos.

O grupo é coordenado por Rosa Himoti Hamada, que aos 63 anos comemora estar à frente do Departamento de Senhoras “sou a caçulinha do grupo. Amo fazer parte disso tudo. Nos sentimos valorizadas. Aqui aprendi a fazer missô e outras comidas orientais”, conta.

Segundo ela, antes da pandemia eram feitos vários pratos da culinária japonesa. Realizavam aniversários e outras festas “depois da pandemia tudo mudou. Mas, continuamos com o grupo forte, duas vezes por mês estamos aqui nos divertindo” ressalta Rosa Hamada.

Helena Yaeko Ogasavara, 76 anos, procura servir as amigas para que elas consigam participar das atividades “o que prevalece no nosso grupo é o amor. A maioria aqui é viúva, se sente sozinha, tem filhos trabalhando no Japão. Quem não consegue vir eu passo na casa e dou carona”, relata.

Emocionada Rosa Keiko Okuyama, 85 anos, vice-coordenadora do Departamento, lembra do apoio que sempre recebeu do grupo “o relacionamento com minhas amigas me ajudaram a superar a morte do meu esposo, que ocorreu de forma repentina. Fui ajudada e consegui me levantar. Não fosse o grupo tudo teria sido muito mais difícil. Aqui a gente vive o cooperativismo de verdade”.

Bingo

O bingo realizado na última quarta-feira (06) foi pura animação. As participantes permaneceram atentas para não deixarem escapar nenhum número e assim, conquistarem os prêmios, que variaram entre pacotes de macarrão, nirá (cebolinha japonesa), shoyo e litros de vinagre. Ingredientes para as receitas, que também temperam a vida com alegria.

O primeiro prêmio da tarde foi da Fumiko Ito, 84 anos “fiquei feliz porque já ganhei”, comemorou.

A mais idosa do grupo, Kioko Osanai, 95 anos reforçou a importância da tarde repleta de alegria e esperança “gosto demais de tudo, por isso venho sempre. Estar aqui é muito bom”, finalizou.