Cooperativismo

Investir na inovação é fator decisivo para consolidação das cooperativas no mercado

Nos últimos anos, as tecnologias, inovações, inteligências artificiais e metaversos, têm sido inseridos aos projetos das cooperativas com mais ênfase

Por MundoCoop 19/01/2024 13h01
Investir na inovação é fator decisivo para consolidação das cooperativas no mercado
Investir na inovação é fator decisivo para consolidação das cooperativas no mercado - Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela Checon constatou que 84% das cooperativas consideram a inovação essencial para o seu desenvolvimento no setor, entre outros motivos para se manterem competitivas.

Junior Borneli, fundador da StartSe e um dos autores de Organizações infinitas: O segredo por trás das empresas conta que a cooperativa precisa buscar os sinais que o mercado dá em relação às mudanças. “Criar um radar de observação faz com que a cooperativa antecipe os movimentos e entregue ainda mais valor para os cooperados. Essa capacidade de reinvenção constante, adesão de novas tecnologias, cultura de aprendizagem contínua é um dos segredos das empresas, e cooperativas, que conseguem se manter relevantes por muito tempo”, exemplifica Junior.

Preocupados com o tema e a sua relevância, o Sistema OCB contratou a empresa, que realizou 14 entrevistas com as lideranças dos sete ramos do cooperativismo, em julho de 2020. No trabalho foram ouvidos 474 cooperados de todas as regiões do país, por meio de um método quantitativo. Alguns dos objetivos do Checon era conhecer o cenário das inovações no universo do cooperativismo, detectando os seus planejamentos, as iniciativas, os projetos realizados, os desafios e as expectativas. Embora considerem o tema fundamental, boa parte das cooperativas acredita que, podem melhorar no quesito inovação e se autoavaliaram com a nota 6.1. Vale lembrar, que segundo o Índice Global de Inovação, o Brasil ocupava o 62 lugar no ranking mundial em 2020.

Aceleração da tecnologia e inovação

Nos últimos anos, as tecnologias, inovações, inteligências artificiais e metaversos, têm sido inseridos aos projetos das cooperativas com mais ênfase. Para se ter uma ideia, 47% delas relatou ter acelerado os seus projetos de inovações e 22% começaram a inovar dentro do novo contexto. Na pesquisa da Checon, alguns dados importantes foram destacados, como 64% das cooperativas inovaram no atendimento ao cliente, 60% no marketing e na comunicação externa, 53% em tecnologia e 45% na parte comercial. Outra informação é que 77% dos entrevistados consideram essencial o papel das lideranças em relação as inovações. Esses demonstrativos apontam, que as cooperativas não são apenas abertas ao assunto, mas o tem aplicado em seus cotidianos.

Programas e cursos

Dispostos a auxiliar as organizações, o Sistema OCB lançou em 2020 os Programas de Formação de Agentes de Inovação, Conexão com Startups e a Semana Coop. Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, explica que conhecer seus mercados de atuação, suas necessidades e tendências é essencial para conceber novos produtos, serviços e agregar diferenciais ao mercado. “É necessário aliar tudo isso às suas peculiaridades, características, criando um ambiente favorável às novas ideias, pesquisas e experimentações em processos produtivos, de comercialização, de atendimento e relacionamento com seus públicos. Vale ressaltar, que a intercooperação é uma grande aliada na criação de novos modelos de oferta e entrega de valor aos clientes”, lembra Lopes.

Consciente da necessidade de inovar algumas cooperativas tem investido nas transformações e na criatividade em seus atendimentos aos clientes, associados e colaboradores. Sherlei Zucchetti, 47 anos, administrador, da Sicredi Caminho das Águas lembra que há pouco mais de um ano, estruturam o laboratório interno de inovação para avançaram no tema. “Em pouco tempo, tivemos bons avanços, sendo mais flexíveis, criativos e inovadores. Temos o desafio de sermos ainda mais horizontais, pois acreditamos que uma maior diversidade é fundamental para encontrarmos soluções melhores”, indica. Ele acredita que uma cooperativa é uma sociedade de pessoa, cuja essência de sua existência é o atendimento das necessidades de seus associados, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de suas atividades.

Prêmios e iniciativas

A Sicredi tem investido em tecnologia e na Inteligência artificial como uma das ferramentas principais na melhorar os seus relacionamentos com os clientes e os cooperados. Por conta de suas iniciativas, a organização recebeu no ano passado o prêmio Best Performance 2023, com três ouros e dois bronzes em cinco categorias. Em outubro foram reconhecidos com o PrêmioABT, por conta dos seus investimentos contínuos em tecnologia e da inteligência artificial no projeto WhatsApp Enterprise. A cooperativa recebeu várias medalhas por alguns cases, entre eles o “Theo GPT- A utilização da OpenIA no Theo”, “A inteligência artificial transformando o Relacionamento-Theo, o agente virtual do Sicredi”.

No case Theo, a inteligência artificial tornou os atendimentos mais eficientes, inclusive após o ingresso de mais associados. O projeto nasceu em 2018 e se estendeu a todos os produtos, serviços, em chamadas tanto internacionais quanto transacionais. O resultado foram as 50% das chamadas recebidas solucionadas por inteligência artificial. Alceu Meinen, superintendente de Relacionamento e IA do Sicredi, contou que a cooperativa bem investindo em inovação para reforçar o compromisso em melhorar os relacionamentos e solucionar os problemas com os associados e os colaboradores. “Procuramos qualifica a experiência com a marca, tanto no físico, quanto nas possibilidades de autoatendimento no digital, de forma fluída e simples”, finaliza Alceu.