Cooperativismo

Pindorama participa da Fenacoco

A Fenacoco foi criada para estudar, discutir e promover o fomento da cadeia produtiva do coco

Por BCCOM Comunicação 14/12/2023 15h03 - Atualizado em 14/12/2023 16h04
Pindorama participa da Fenacoco
A Pindorama esteve representada na ocasião por seu gerente da Indústria de Alimentos, o engenheiro químico Jasse Rocha - Foto: BCCOM Comunicação

A Cooperativa Pindorama participou de uma das mais importantes feiras nacionais voltadas à cultura do coco. A Feira Nacional do Coco - Fenacoco 2023 aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Fortaleza, no Ceará, com o objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do coco, no que se refere ao crescimento econômico, social, cultural, turístico e das ações de sustentabilidade.

A Pindorama esteve representada na ocasião por seu gerente da Indústria de Alimentos, o engenheiro químico Jasse Rocha, que destacou a importância da participação da Cooperativa num evento do porte da Fenacoco, uma vez que a Pindorama fábrica diversos produtos derivados do fruto.

"A Fenacoco recebe estudantes, produtores, o meio empresarial, profissionais e órgãos de pesquisa, como a Embrapa, e outras entidades e empresas de desenvolvimento. A importância é grande, pois a gente vê como está sendo conduzida a evolução tanto do campo e indústria como pelos órgãos de pesquisa. Essa foi a primeira vez que a Pindorama participou, mas tenho certeza que, nos próximos eventos, não só a indústria deva ir, mas os produtores locais, que vão ver o tamanho da importância de desenvolver sua cultura de forma profissional, como, também, a indústria aprimorar seus conhecimentos para melhorar a produtividade e ter novos produtos que possam implicar numa valorização maior da cultura do coco", disse Rocha.

Esta edição da Fenacoco contou com a participação de pequenos, médios e grandes produtores; empresários, gestores dos setores público e privado das áreas relacionadas à cultura, produtos e derivados, beneficiamento do resíduo da casca do coco seco, verde e endocarpo; cooperativas, artesãos e ambientalistas; pesquisadores, professores e estudantes; engenheiros, arquitetos e profissionais, imprensa e demais interessados na sustentabilidade dos vários tipos de coco existentes no mundo.

A Fenacoco foi criada para estudar, discutir e promover o fomento da cadeia produtiva do coco, diante desse mercado tão promissor para o Brasil e para os brasileiros.

No caso da Pindorama, a Cooperativa é responsável pela produção de coco ralado, coco ralado úmido adoçado, leite de coco, óleo de coco virgem e extravirgem, cocada cremosa, além de óleo de coco para nutrição animal. O casco do fruto também é aproveitado de forma artesanal, na produção de bowls que são amplamente comercializados como item doméstico e que tem conquistado espaço no mercado, por sua grande utilidade e beleza.