Cooperativismo

Presidente da Unicafes/AL defende reconhecimento de finanças solidárias em evento na Bahia

O objetivo do encontro, segundo o presidente das Unicafes-AL, Antonino Cardozo, foi avançar no diálogo social e qualificar o processo de criação do Sistema Nacional de Finanças Solidárias, suas perspectivas, desafios, possibilidades e elementos constituin

Por Bccom Comunicação 14/12/2023 15h03
Presidente da Unicafes/AL defende reconhecimento de finanças solidárias em evento na Bahia
Antonino Cardozo juntamente de outras autoridades - Foto: Assessoria

O presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) participou nesta quarta-feira,13, da Oficina de Diálogo sobre Finanças Solidárias, que ocorreu durante a Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Salvador/BA.

O evento, que contou com a participação do Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, levou para um público do cooperativismo crédito solidário, Bancos, Desenvolvimento Comunitários, Fundos Rotativos do movimento de economia solidária o tema “Por um sistema Nacional de Finanças Solidárias no Brasil”.

O objetivo do encontro, segundo o presidente das Unicafes-AL, Antonino Cardozo, foi avançar no diálogo social e qualificar o processo de criação do Sistema Nacional de Finanças Solidárias, suas perspectivas, desafios, possibilidades e elementos constituintes.

“Oportunidade incrível e efetiva para o futuro das finanças solidárias no Brasil, com nosso ministro Gilberto Carvalho liderando esse processo e o Estado de Alagoas contribuindo com projetos como o Banco É da Gente sendo indicativo de banco social e de moedas sociais que buscam melhorar a vida das pessoas e desenvolver toda a nossa gente”, explicou Antonino Cardozo.

O presidente da Unicafes-AL também destacou o papel das políticas públicas e inovações financeiras para a população. “É preciso mudar um pouco a nossa cultura financeira e criar institucionalidades, ou seja, o sistema reconhecer que os bancos populares, os empreendimentos de economia solidária e as cooperativas podem ter uma legislação mais fácil, o Poder Público apoiar essas iniciativas, os prefeitos quererem fazer”, disse Cardozo.

Feira


As cooperativas ligadas à Unicafes Alagoas também marcam presença na 14ª Feira da Agricultura Familiar Baiana, que vai até o domingo,17, em Salvador. Produtos como leite, mel, manteiga, arroz, feijão, doces artesanais, coco ralado e açúcar integram o espaço de Alagoas no evento que conta com o apoio do governo de estadual.