Cooperativismo

Quitanda Coop conquista público do Festival Sabores de Alagoas

As cooperativas puderam colocar em vitrine uma gama de mais de trinta produtos assinados pela agricultura familiar local

Por BCCOM Comunicação 18/09/2023 16h04
Quitanda Coop conquista público do Festival Sabores de Alagoas
A Quitanda Coop esteve presente no Festival Sabores de Alagoas - Foto: BCCOM Comunicação

Pelo segundo ano seguido valorizando a produção da agricultura familiar de Alagoas, a parceria entre a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) culminou com a participação da Quitanda Coop, durante o Festival Sabores de Alagoas, realizado em Maceió/AL, entre os dias 14 e 17 de setembro.

Em um vitrine diversificada e plural, as cooperativas puderam colocar em vitrine uma gama de mais de trinta produtos assinados pela agricultura familiar local. Frutas in natura, alimentos processados e industrializados, sendo: bolos, doces artesanais, balas, leite de coco, arroz tipo 1, molhos, açúcar, goma de tapioca, flocão de milho; ovos caipira; vinho de jabuticaba

Segundo Diego Melo, Assessor administrativo da Federação Unicafes-AL, a Quitanda Coop trouxe o melhor da produção do campo para a cidade.

“O intuito da participação foi levar à público os produtos industrializados e processados pelas cooperativas que fazem parte da instituição. Tivemos no evento cooperativas como a Coopaiba, Pindorama, CPLA, Coopcaf, Coopcam, Cheiro da terra e Coobapi”, explicou Melo.

A Quitanda Coop integra os projetos da Unicafes-AL para fomentar e dar visibilidade à produção das cooperativa. “O cooperativismo da agricultura familiar está cada vez mais conectado com a pessoas da cidades, os consumidores. As cooperativas estão crescendo e atendendo ao público, e sempre buscando dialogar com sociedade, em diferentes esferas. Nosso estado tem vocação e estamos preparados para atender o mercado privado e institucional”, segundo as palavras de Diego.

A participação da Unicafes-AL no festival gerou movimentações financeiras de quase R$5 mil. Para além da gastronomia, o festival ofereceu espaço kids e música ao vivo para garantir a diversão de todos os públicos presentes.