Cooperativismo

Cooperativa Pindorama realiza missa de abertura da safra 2023/2024

Celebração acontece todos os anos e tem como objetivo pedir bênçãos para o período produtivo

Por BCCOM Comunicação 30/08/2023 15h03 - Atualizado em 30/08/2023 15h03
Cooperativa Pindorama realiza missa de abertura da safra 2023/2024
O evento religioso acontece tradicionalmente antes da moagem de cana-de-açúcar todos os anos - Foto: BCCOM Comunicação

A Cooperativa Pindorama realizou, na manhã de terça-feira, 29, a tradicional missa de ação de graças da abertura da safra 23/24. O evento religioso aconteceu no pátio da Usina Pindorama e contou com as presenças de diretores, associados, colaboradores e autoridades.

Todos os anos, tradicionalmente antes da moagem de cana-de-açúcar começar, a Pindorama realiza a celebração, que tem como objetivo pedir bênçãos para o período produtivo, rogando a Deus que seja seguro e lucrativo.

Vice-presidente da Pindorama, Carlos Roberto Santos destacou a missa como indispensável para o sucesso da safra.

"Para mim, que sou cristão, a gente tem de estar sempre com Deus acima de tudo. Um começo de uma moagem dessa sem a proteção divina, sem a palavra de Deus presente, não seria nada. A palavra de Deus está acima de tudo, em primeiro lugar. Me sinto muito honrado em fazer parte de um time desse, como diretor, como colono, como vice-presidente", disse.

A missa foi regida pelo Padre Thiago Barbosa, líder da Paróquia Nossa Senhora Assunta ao Céu, responsável pela circunscrição territorial do distrito de Pindorama, da Diocese de Penedo. Ele destacou a importância da Pindorama para o desenvolvimento da região, classificando a missa com um reconhecimento do poder de Deus para o crescimento da empresa.

"A Cooperativa Pindorama é uma graça de Deus. Sem ela, seria mais difícil a vida dos cidadãos. A Pindorama é a mãe que sustenta essa região. Essa missa é um reconhecimento do ser humano de que ele sozinho não é nada. O homem faz seu trabalho, mas o que faz acontecer é Deus", destacou Padre Thiago.

A cerimônia contou com as presenças dos diretores Klécio Santos (presidente), Carlos Roberto Santos (vice-presidente) e Antônio de Oliveira (secretário); dos prefeitos de Coruripe e de Penedo, Marcelo Beltrão e Ronaldo Lopes, respectivamente; do presidente da Câmara de Vereadores de Coruripe, Dalmo Porto, do ex-presidentes da Emater-AL, João Paulo Calheiros, além de colaboradores, associados e parceiros da Cooperativa Pindorama.

Foto: BCCOM Comunicação



Prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão disse estar na torcida para que o período de moagem da Pindorama gere mais oportunidades para os cidadãos locais, incrementando a economia do município.

"A torcida é para que sempre a Cooperativa se desenvolva cada vez mais, gere oportunidades para o nosso povo, desenvolva o nosso município. É importante fazer com que esses recursos (moagem) girem em torno de nossa economia, fortalecendo nosso comércio. A Cooperativa Pindorama é exemplo para o nosso estado, para o nosso país", enfatizou Beltrão, que é associado da empresa.

Também presente na missa, o prefeito de Penedo Ronaldo Lopez, ressaltou o constante trabalho da Cooperativa e a quantidade de produtos que põe no mercado nacional.

"A Pindorama não para nunca. Ela sempre está inovando, criando, aumentando as oportunidades e, com isso, coloca, hoje, nos supermercados brasileiros, uma quantidade enorme de produtos com um selo de grande qualidade", afirmou Lopes.

Na moagem passada, a Usina Pindorama bateu seu recorde de cana moída, chegando ao expressivo número de mais de 1 milhão e 200 mil toneladas.

A expectativa é de se ultrapasse essa marca, mas em um menor tempo de moagem, já que a safra anterior teve um espaço de tempo maior do que o de costume, imposição das condições climáticas atípicas.

Para o presidente da Pindorama, Klécio Santos, a intensidade do período de moagem exige as bênçãos de Deus para que transcorra da melhor forma.

"É um período de intenso movimento, e precisamos mais ainda das bênçãos de Deus. Primeiro devemos agradecer por tudo que Ele nos concede. Depois, renovar essas bençãos para que nos proteja e permita-nos ter uma moagem sem grandes transtornos e com capacidade de superarmos tudo o que venha acontecer nessa imensidão de engrenagens como uma indústria do porte da Usina Pindorama", disse Klécio Santos.

Durante o período de safra, a Pindorama gera cerca de 2 mil novas vagas de trabalho diretas, oportunizando aproximadamente mais de 5 mil empregos indiretos.