Cooperativismo

Alimentos da agricultura familiar garantem merenda saudável nas escolas

Semed reafirma parceria que leva aos alunos das escolas municipais alimentação nutritiva e livre de agrotóxicos

Por Ascom Semed 30/08/2023 14h02
Alimentos da agricultura familiar garantem merenda saudável nas escolas
Semed reafirma parceria com a agricultura familiar para fornecimento de merenda escolar nas escolas municipais - Foto: Thony Nunes

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) segue acompanhando de perto a compra de alimentos da agricultura familiar, reafirmando seu compromisso com a alimentação escolar saudável e nutritiva dos estudantes da rede pública. Na terça-feira (29), foi a vez da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro.

A Coobapi (Cooperativa dos Agricultores e Beneficiadora de Arroz do Povoado Ipiranga) irá fornecer o grão, pelos próximos meses, para creches e escolas municipais. O alimento livre de agrotóxico é produzido por cerca de 50 agricultores, no município de Igreja Nova, no interior de Alagoas, como explica o presidente da Cooperativa, Roberto Moura.

"Antes de tudo, gostaria de expressar minha gratidão por este momento de execução de uma política pública. Maceió tem demonstrado um grande compromisso, e o prefeito JHC tem dado continuidade a esse movimento, em parceria com as cooperativas e os produtos da agricultura familiar. Só temos a agradecer por essa ação, que é de extrema importância para a nossa comunidade em Igreja Nova, onde nos dedicamos à produção de arroz. Agora, os alunos de Maceió terão a oportunidade de consumir esse alimento, produzido aqui mesmo em nosso Estado.", pontuou o presidente.

Com o objetivo de incentivar o cooperativismo, fortalecer a economia local e promover a alimentação saudável dos estudantes da rede municipal, participaram da ação a superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, a coordenadora Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa, e a diretora da Escola Pompeu Sarmento, Maria da Apresentação.

"Iniciamos hoje a entrega do arroz Ipiranga, produzido com excelência pela Coobapi. Este grão será distribuído para todas as unidades da nossa rede escolar até sexta-feira. Além disso, outras cooperativas também fornecerão diversos itens para a manutenção de um cardápio escolar saudável e variado", enfatizou Ana Denise.

A diretora da Escola Pompeu Sarmento também comentou sobre a importância da entrega do alimento para a instituição. “Receber esses produtos é de suma importância para nós, pois sabemos o quanto são essenciais para as nossas crianças. Aproximadamente 1.341 alunos serão beneficiados com esses alimentos, fundamentais para manter a qualidade de sua aprendizagem. Reconhecemos que a merenda escolar desempenha um papel pedagógico significativo e influencia diretamente no desenvolvimento dos nossos estudantes", destacou a diretora.

Ainda durante a entrega dos 60 quilos de arroz para a Escola Pompeu Sarmento, a superintendente Marcelle Telles expressou sua satisfação em levar alimentos saudáveis e de qualidade para as unidades de ensino.

"A agricultura familiar desempenha um papel fundamental em nosso compromisso de oferecer uma alimentação saudável para nossas crianças. Por isso, aumentamos nossa compra de alimentos naturais para mais de 40%. Hoje, temos o privilégio de estar aqui, junto com a diretora da escola, para acompanhar e receber essa entrega. É gratificante receber esse alimento tão importante, proveniente de nossos agricultores familiares, e saber que estará presente na mesa de nossas crianças.", ressaltou a superintendente.

Anderson Freitas, agricultor familiar e membro da cooperativa, compartilhou a alegria de poder atender a rede municipal de ensino. “É uma satisfação estar aqui. Nós como produtores de arroz estamos fornecendo alimento para a merenda escolar. Esses produtos que não utilizam agrotóxicos e que trazem valor nutricional para as crianças e também para Alagoas”, concluiu o rizicultor.