Cooperativismo

CPLA investe em tecnologia para produção de leite em pó na UBL

Quando planta estiver com a capacidade máxima deverá produzir até 160 mil litros de leite por dia

Por BCCOM Comunicação 23/08/2023 18h06 - Atualizado em 23/08/2023 18h06
CPLA investe em tecnologia para produção de leite em pó na UBL
Unidade industrial encontra-se na fase final do período de testes da nova planta - Foto: BCCOM Comunicação

Inaugurada em junho de 2022, a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que entrou em operação com a produção de leite pasteurizado e produtos fermentados, se prepara para uma segunda etapa com a produção de leite em pó. Agora, a unidade industrial encontra-se na fase final do período de testes da nova planta.

“O leite fornecido pelos criadores – com essa nova etapa da UBL entrando em atividade – dará origem a um leite em pó de qualidade muito boa. Contamos com uma equipe extremamente profissional que vai atuar neste processo. Inicialmente, será atendido o mercado local, sendo expandido posteriormente para outros estados”, destacou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.

Monteiro afirmou também que a planta, quando estiver com a capacidade máxima em funcionamento, deverá produzir até 160 mil litros de leite/dia. “Começamos a fase de testes com dez mil litros de leite sendo secados, por dia, e operamos agora com 30 mil litros. Cada dia aumentamos o quantitativo, equilibrando o equipamento”, frisou ele, lembrando que, atualmente, a UBL recebe 50 mil litros de leite, por dia.

Foto: BCCOM Comunicação

De acordo com o gestor da cooperativa, o segmento lácteo faz parte de um mercado que vive em constante inovação. “Com isso, o uso de novas tecnologias é muito presente, principalmente na produção de leite em pó. O produto precisa ter uma qualidade muito boa para poder ser competitivo. E nós fomos buscar justamente isso, tecnologia. Nosso foco, além da qualidade, é ter um rendimento. Afinal, isso influencia em uma remuneração melhor para o produtor. Estamos com uma planta totalmente moderna. Com uma capacidade gigante de produção”, reforçou.

Monteiro afirmou ainda que a cooperativa também está ampliando mais uma vez a UBL com a construção de um prédio, onde irá funcionará a queijaria.

“É um momento importante. Com o grupo que temos estamos conseguindo tocar este projeto da UBL. São pessoas que acreditam na CPLA”, destacou.
O presidente da cooperativa informou ainda que a unidade, que já conta com a certificação do Selo de Inspeção Estadual (SIE) da Adeal, está em processo para a obtenção do Sisbi-POA para poder comercializar os produtos para outros estados.