Cooperativismo

Máquinas de grande porte são utilizadas na produção de leite em pó no interior de Alagoas

A previsão é que a partir de Setembro, as prateleiras dos supermercado alagoanos estejam abastecidas com leite e derivados produzidos por marca de cooperativa alagoana

Por Lara Constant* 02/08/2023 17h05
Máquinas de grande porte são utilizadas na produção de leite em pó no interior de Alagoas
Grandes máquinas em Batalha - Foto: Assessoria

Na cidade de Batalha, no interior de Alagoas, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (Cpla) está investindo em máquinas de grande porte na instalação da nova Unidade de Beneficiamento de Leite. 

Cerca de R$ 35 milhões foram investidos no empreendimento. A produção de leite em pó acontece em distintas fases e é controlada por uma equipe de técnicos e engenheiros através de um sistema que integra comandos automatizados às máquinas spray dryer. 

O leite em natura, captada da produção da agricultura familiar do estado, é depositado em tanques de alimentação e em seguida passa por um processo de atomização nas máquinas spray dryer, que controla as fases de evaporação e secagem do leite de acordo com necessidades específicas. 

“Não existem duas plantas de evaporação e secagem iguais. Então, depende das condições do local, depende das utilidades do cliente. São vários testes que a gente faz nos equipamentos até conseguir chegar ao produto final, produto adequado ao mercado.“ disse Gilson Teixeira, engenheiro responsável pelo funcionamento das máquinas. 

O empreendimento fortalece pequeno produtor e economia alagoana 

Na cidade de Batalha, mais empregos como resultado da instalação da UBL. No campo, a satisfação dos pequenos produtores alagoanos pela segurança no escoamento da produção leiteira. A previsão é os produtos comecem a ser comercializados a partir de Setembro, por todo estado. 

“A gente vai conseguir em torno de 400 mil litros de leite inicial, com a capacidade instalada, para poder comercializar para o Nordeste todo esse leite, que muitas vezes o cara que tá lá na prateleira só comprava produto de Minas gerais, de Goiás, e agora vai ter um produto de Alagoas.” Declarou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA. 

Estagiário sob supervisão*. 

Link do vídeo: