Cooperativismo

Coopaiba apresenta produção em consórcio com o coqueiro

Em fase de teste, a unidade de produção, situada no povoado Penedinho, está desenvolvendo plantio de feijão, macaxeira e a gliricídia

Por Bccom Comunicação 24/07/2023 18h06
Coopaiba apresenta produção em consórcio com o coqueiro
Dia de campo - Foto: Assessoria

Em Dia de Campo realizado na última sexta-feira, 21, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), apresentou a sua unidade experimental para consórcio de culturas com a produção de coco. Em fase de teste, a unidade de produção, situada no povoado Penedinho, está desenvolvendo plantio de feijão, macaxeira e a gliricídia.

No local, a cooperativa também apresentou o seu sistema de produção de mudas de coco, que são doadas aos agricultores pelo departamento técnico. O evento contou com mais de 200 agricultores familiares das bases da Coopaiba e de cooperativas vinculadas às União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL). Participaram do Dia de Campo: Coopagriss, Cooperarl, CPLA, Capial, Carsil, Coobapi e Coprasa. Em acordo visando o desenvolvimento da cultura nas regiões do Agreste e Sertão do Estado, a Coopaiba oficializou a doações de mudas para as cooperativas Cooperal, Capial e CPLA.

Durante o dia de campo, os agricultores puderam conhecer a técnica de cultivo, plantio e adubação utilizando a própria fibra do coco. Iolando de Melo, coordenadora de Assistência Técnica da Coopaiba, informou que o trabalho visa atender a renovação dos pomares da região de Piaçabuçu. “A Cooperativa presta todo atendimento e acompanhamento, doando as mudas de coqueiros híbridos de variedade anão e gigante”, disse.

O trabalho de consórcio, proposto pelo Dia de Campo, segundo o presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, busca chamar atenção para a inclusão produtiva. “Estamos mostrando que o coco pode viver uma nova fase, e os agricultores da nossa região, tão tradicional, podem voltar a viver de produção. Temos bons incentivos no setor, a exemplo do Selo Biocombustível Social. Um vetor que abre portas e viabilizar a agricultura familiar na produção de coco”, enfatizou Cardozo.