Cooperativismo

Estado promove palestras sobre cooperativismo para alunos de União dos Palmares

Gestores da Secretaria da Industria e Comércio levaram conhecimentos sobre o segmento cooperativista para os estudantes do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Por Redação* 21/07/2023 15h03
Estado promove palestras sobre cooperativismo para alunos de União dos Palmares
Representantes da secretaria discutiram temas como a importância do cooperativismo e as cooperativas de reciclagem - Foto: Secom de União dos Palmares

A Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, em União dos Palmares, recebeu nesta quinta-feira (20) uma palestra sobre a importância do cooperativismo em Alagoas. Promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o evento teve como público-alvo alunos da modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que participam do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista da cidade.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o Estado segue apoiando iniciativas que visem a promoção do cooperativismo alagoano.

“Estamos realizando mais uma atividade com alunos do EJA, dessa vez dentro de um curso específico sobre cooperativismo. Os 90 estudantes receberam o conhecimento teórico e prático sobre a importância desse segmento que vem gerando cada vez mais emprego e renda em Alagoas. Os alunos do EJA presentes entenderam um pouco mais sobre o trabalho do estado – através da nossa Secretaria Executiva –, e receberam orientações sobre os diferentes processos dentro de um sistema baseado em cooperativismo”, contou.

A proposta para esta etapa final do curso, após o estudo teórico, é conhecer a organização e o funcionamento prático de uma cooperativa. Seguindo a iniciativa, os estudantes têm visitado as cooperativas parceiras para ver de perto o cotidiano das cooperativas de Alagoas. Os estudantes também participaram da Feira das Cooperativas, onde montaram os estandes e ficaram responsáveis pela venda dos produtos.

Durante a palestra, os representantes da Sedics discutiram temas como a importância do cooperativismo; cooperativas de reciclagem; agricultura familiar e compra de merenda escolar dos produtos das cooperativas; e alimentação de qualidade.

*Com Ascom Sedics