Cooperativismo

Autoridades nacionais se reunirão no Seminário Bumba Meu Bio em Maceió/AL

O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de julho

Por BCCOM Comunicação 21/07/2023 10h10 - Atualizado em 21/07/2023 11h11
Autoridades nacionais se reunirão no Seminário Bumba Meu Bio em Maceió/AL
O Seminário Bumba Meu Bio acontecerá nos dias 27 e 28 de julho - Foto: Assessoria

Criado para discutir a ampliação da participação das cooperativas da agricultura familiar das regiões Norte, Nordeste e Semiárido, o Seminário Bumba Meu Bio receberá nos dias 27 e 28 de julho autoridades nacionais do setor.

Líderes setoriais, Instituições e representantes poderes Executivo e Legislativo vão se encontrar em Maceió/AL, no auditório do Sebrae-AL, através do evento promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), com a apoio da Conferação Unicafes.

Já se encontram confirmados no Seminário nomes de autoridades como o do presidente da Frente Parlamentar do Biocombustíveis (FPBio), Alceu Moreira; Rose Pondé (Diretora do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Marlon Leal (representante do Ministério de Minas e Energia); Júlio Mineli (presidente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil – Aprobio); Daniel Furlan (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e Donizette Torkaski (presidente União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene).

O Seminário Bumba Meu Bio vai dedicar suas atividades, palestras e rodas de discussão para elencar o cenário atual do programa Selo Biocombustível Social (SBS) e sua atuação conjunta com a aquisição de matéria-prima entre as cooperativas da agricultura familiar.

Cases de sucesso da Região Nordeste vão demonstrar a viabilidade do programa e a capacidade de aumento da participação de mais agricultores tendo em vista o aumento do calendário da mistura do biodiesel ao diesel, aprovada em 12% segundo decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

De acordo com o presidente da Federação Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, a proposta do evento é encaminhar demandas do setor através da Carta Maceió, que será emitida ao final do Seminário.

“Em Alagoa já temos doze cooperativas atuando junto ao programa, e recebendo os benefícios conforme as normas pactuadas junto as indústrias de biodiesel. Desta forma, o Seminário chega para reforçar o trabalho de expansão e adesão nas regiões”, destaca Antonino Cardozo.