Cooperativismo

Cooperativa "Boi de Engenho" é a primeira marca de carne em Alagoas a conquistar selo do SISBI

Após cinco anos de existência, empresa confirma crescimento e alcança conquista histórica

Por Gratta Comunicação 17/07/2023 10h10 - Atualizado em 17/07/2023 11h11
Cooperativa 'Boi de Engenho' é a primeira marca de carne em Alagoas a conquistar selo do SISBI
Cooperativa Boi de Engenho - Foto: Ascom

A Cooperativa "Boi de Engenho” será a primeira em Alagoas a receber o selo do SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Essa autenticação vai permitir a comercialização de produtos em qualquer lugar do Brasil. Essa conquista só foi possível após a industria alcançar a garantia de oferta de segurança alimentar e procedência dos animais, fortalecendo assim a relação de proteção dos consumidores.

Com o SISBI, a partir de agora, a “Boi de Engenho” que existe há mais de 5 anos e tem sede em Maceió está pronta para avançar em novos mercados com capacidade para exportar carne de qualidade em cortes especiais para mercados no Nordeste e até no Centro-Sul do país. A expectativa inclusive é um aumento no número de empregos gerados dentro da cadeia produtiva e da unidade de processamento.

O evento para entrega do selo SISBI acontecerá no dia 20/07, quinta-feira, no Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária de Agricultura, Carla Dantas, e do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Otávio Tavares Filho.

O Boi de Engenho abate animais de produção própria com todo o acompanhamento sanitário. Depois disso, prepara cortes especiais e produtos que já estão presentes em muitos estabelecimentos comerciais em Alagoas, como restaurantes, supermercados e açougues, sendo Maceió seu principal mercado consumidor. Segundo o diretor-presidente Victor Gonçalves, o slogan “Qualidade da fazenda à mesa” é a prova da preocupação em entregar sempre o melhor resultado aos amantes de uma boa carne.

“Nosso próximo passo é alcançar novos mercados, pois há muito tempo éramos procurados por quem conhecia a nossa qualidade, mas não podíamos comercializar pela ausência do selo. Essa realidade agora mudou. Um produto com origem inspecionada é segurança para o produtor e também para quem saboreia a nossa carne”, confirmou.

Conquista:

Ele lembrou que essa conquista abre caminhos para novas oportunidades, inclusive gerando mais empregos. “Estamos muito felizes com o resultado. Somos os primeiros a alcançar esse selo em Alagoas. Desde o início mantivemos a constância, a coragem de trabalhar e a determinação para vencer os desafios, fazendo com que as coisas aconteçam”, disse.

Segundo o diretor, com a conquista do selo do SISBI, o número de abates ira aumentar consideravelmente. Gonçalves reforçou que tanto a Secretaria da Agricultura quanto a Adeal orientaram no processo de regularização do Serviço de Inspeção e também do SISBI, acompanhando todos os procedimentos e os trâmites da documentação.