Cooperativismo

Coopaiba inclui mulheres da agricultura familiar no beneficiamento de bolos e doces em Piaçabuçu

O grupo realiza a produção de alimentos em parceria com a cooperativa

Por Bccom Comunicação 26/06/2023 18h06
Coopaiba inclui mulheres da agricultura familiar no beneficiamento de bolos e doces em Piaçabuçu
De acordo com a líder da Associação, Rosimeyre Santos, atualmente, o grupo desenvolve suas atividades em sede viabilizada pela cooperativa - Foto: Assessoria

Através da Associação Sabor Artesanal, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários da Piaçabuçu (Coopaiba),vem promovendo a inclusão produtiva de mulheres agricultora por meio do beneficiamento de bolos, doces, biscoitos e pães. O grupo realiza a produção de alimentos em parceria com a cooperativa.

Com 70 mulheres ligadas à Associação, o objetivo é promover alternativa de renda para as famílias. As mulheres integrantes da Associação Sabor Artesanal receberam capacitação para produção industrial especializada nas iguarias.

De acordo com a líder da Associação, Rosimeyre Santos, atualmente, o grupo desenvolve suas atividades em sede viabilizada pela cooperativa. A partir da organização em Associação, o grupo também conseguiu crédito para aquisição de equipamentos próprios junto ao banco social comunitário É da Gente.

“A Associação vem se reestruturando com objetivo de ampliar a produção. Logo teremos um novo equipamento que vai nos ajudar a atender à uma demanda já existente em Piaçabuçu, que é pela bala de quabra-queixo, com três mil caixas”, disse a líder da Sabor Artsanal, Rosimeyre Santos.

O quabra-queixo foi escolhido pela cooperativa para integrar o mix de produtos da marca Tia Ita. Já os bolos e pães fazem parte do projeto de fornecimento de alimentos minimamente processados para as compras públicas. Os principais clientes da Associação Sabor Artesanais são a própria cooperativa e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL).

O trabalho de promoção da atividade feminina na agricultura familiar, foi apresentado ao superintendente da Ubrabio, Donizete Torkaski. A entidade representa produtores do biodiesel que tem direito a participar do programa de produção e uso do biodiesel, o Selo Biocombustível Social (SBS). Donizete aprovou o trabalho da Associação .

“O Selo Biocombustível Social em justamente ajudando a fomentar a organização da agricultura familiar, e tudo isso em busca de uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades envolvidas”, disse.