Cooperativismo

Na Expo Bacia, Unicafes/AL lança modalidade de crédito para agricultura familiar

Criado pela Unicafes Alagoas, o Fundo, incialmente vai viabilizar a oferta de crédito para pequenos agricultores de cooperativas vinculadas

Por BCCOM Comunicação 17/09/2022 17h05 - Atualizado em 17/09/2022 17h05
Na Expo Bacia, Unicafes/AL lança modalidade de crédito para agricultura familiar
Durante os quatro dias de eventos foram realizados seis palestras e três minicursos. O Pavilhão da Agricultura Familiar também promoveu uma exposição de produtos e confecções das cooperativas. - Foto: BCCOM Comunicação

O Café com Autoridades, evento que aconteceu neste sábado(17) dentro da programação da 39ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, foi marcado pelo lançamento do Fundo de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FUNCAFES). A cerimônia contou com a presença de dezenas de agricultores, da secretária de Estado da Agricultura, Aline Melo, além do governador Paulo Dantas, e de lideranças políticas.

Criado pela Unicafes Alagoas, o Fundo, incialmente vai viabilizar a oferta de crédito para pequenos agricultores de cooperativas vinculadas. O valor inicial aplicado pela Unicafes é de R$600 mil.A execução do FUNCAFES, conforme termo assinado durante o evento, será viabilizado por meio do plando de intercooperação com a Cooperativa dee Crédito Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre).

Com o funcionamento da modalidade, pequenos agricultores poderão solicitar seus planos de financiamentos com baixas taxas. “A Unicafes conseguiu aplicar esse recurso, que é de ordem própria, para que o agricultor possa recorrer nos mais diversos casos, e principalmente em casos de atraso de pagamentos de programas institucionais e lavoura afetada pelos fenômenos climáticos”, apontou o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo.

Pavilhão

Presente na maior Exposição do interior de Alagoas, a Unicafes/AL levou para o Parque Mair Amaral o 1º Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço foi ponto de encontro para os pequenos agricultores, que encontraram serviços como cadastro no Garantia Safra e mais informações sobre o PRONAF.

Durante os quatro dias de eventos foram realizados seis palestras e três minicursos. O Pavilhão da Agricultura Familiar também promoveu uma exposição de produtos e confecções das cooperativas. Segundo o diretor da União das Cooperativas, Eloizio Lopes, a região do Sertão exerce papel fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar. O Pavilhão recebeu cerca de 150 agricultores, que estiveram participando da programação e interagiram sobre a integração e crescimento da atividades.

“Sabemos da importância da produção do leite na agricultura familiar nesta região da Bacia Leiteira. A nossa categoria está crescendo cada vez mais tecnicamente e em nível de produção graças a eventos como esse que abre espaço para que todos possam acessar tecnologias e mostrarem os seus trabalhos”, enfatizou Eloizio.