Cooperativismo

UBL da CPLA entra em operação em Batalha

A fábrica, que pertence à CPLA, vai produzir leite pasteurizado, manteiga e creme de leite, além da linha de fermentados

Por Assessoria BCCOM 06/06/2022 19h07
UBL da CPLA entra em operação em Batalha
UBL da CPLA entra em operação em Batalha - Foto: Assessoria BCCOM

A primeira fábrica de laticínios da agricultura familiar de Alagoas entrou em operação nessa segunda-feira, 06, com a inauguração da primeira fase da unidade industrial. Localizada no município de Batalha, a fábrica, que pertence à CPLA, vai produzir - nessa primeira etapa - leite pasteurizado, manteiga e creme de leite, além da linha de fermentados.

A solenidade, que reuniu autoridades governamentais e municipais, além de representantes do governo federal e do Congresso Nacional, contou também com a participação de agricultores familiares associados da CPLA e de toda a região da Bacia Leiteira, além do governador Paulo Dantas.

Com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, a UBL vai beneficiar, quando estiver em pleno funcionamento, mais de cinco mil pequenos produtores alagoanos, consolidando a participação da agricultura familiar na cadeia produtiva do leite com uma capacidade instalada de processar mais de 600 mil litros de leite por dia.

Nessa primeira etapa, serão atendidos os mais de dois mil cooperados associados a CPLA, tendo uma capacidade de processamento de 100 mil litros e gerando 40 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos.

A nova unidade foi instalada com recursos do Governo de Alagoas, por meio de termo de fomento da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura – Seagri e contrapartida da CPLA.

“A UBL é uma conquista aguardada há vários anos e veio com muita luta e muito trabalho. Após 14 anos, conseguimos abrir a fábrica CPLA. Um sonho para os produtores de leite do sertão e da bacia leiteira do Estado. Muito orgulhoso, como deputado federal, de ter viabilizado os recursos para que esse sonho chegasse. Com a fábrica funcionado haverá uma valorização dos produtos que ela irá produzir, gerando emprego e fomentando a economia”, declarou o deputado federal Marx Beltrão.“A inauguração da UBL é um momento histórico para o segmento de leite de Alagoas”, destacou o secretário de Agricultura de Alagoas, Maykon Beltrão.

“A CPLA dá um passo importante na sua organização produtiva com a inauguração da UBL de Batalha. Essa é uma conquista do cooperativismo. É um importante instrumento do cooperativismo da bacia leiteira de Alagoas que é a fábrica da CPLA”, destacou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes/AL.

“A inauguração da UBL marcou um dia que ficará para a história do cooperativismo do nosso Estado e da bacia leiteira. Há muito tempo que lutamos por essa fábrica que é um projeto coletivo. Colocar a UBL em funcionamento é um sonho do agricultor familiar que traz muito mais dignidade ao produtor de leite”, ressaltou o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.