Cooperativismo

Educadores da Zona da Mata discutirão alimentação escolar no Rota da Merenda

Objetivo do Rota da Merenda é que Alagoas possa construir uma rede de colaboração em torno do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Por Vinícius Rocha 23/05/2022 16h04
Educadores da Zona da Mata discutirão alimentação escolar no Rota da Merenda
Objetivo do Rota da Merenda é que Alagoas possa construir uma rede de colaboração em torno do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - Foto: Reprodução

Educadores, nutricionistas, merendeiras e a cadeia de profissionais da educação da Zona da Mata alagoana discutirão, nesta terça-feira (24), no município de Viçosa, a alimentação escolar e a participação da agricultura familiar na composição da merenda infantil. As ações fazem parte do Rota da Merenda Legal, evento promovido pela Unicafes e será realizado no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel, a partir das 8h30.

De acordo com o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, objetivo do Rota da Merenda é que Alagoas possa construir uma rede de colaboração em torno do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "O estado tem hoje 13% de execução em relação as prefeituras de participação da agricultura familiar [no PNAE], enquanto é necessário 30%, então ainda temos que crescer, do ponto de vista de garantir alimentação saudável aos estudantes e renda para os agricultores familiares", explica Cardozo. 

Ele diz que para isso, a Rota da Merenda está reunida com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Sebrae-AL, e outros atores específicos desta política pública "para que sejam pensadas de forma antecipada as dinâmicas de demanda, oferta, calendário, receitas para que os estudantes de Alagoas possam ter acesso a uma alimentação saudável e produzida no próprio estado". 

Em sua quinta edição, o Rota da Merenda da Zona da Mata vai contar com representantes dos municípios de Branquinha, Chã Preta, Ibateguara, São José da Lage, Joaquim Gomes, Flexeiras, União dos Palmares, Santa do Mundaú, Murici, Capela, Viçosa, Cajueiro, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Mar Vermelho, Pindoba e Atalaia. O evento conta com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Sebrae/AL, Conselho Regional de Nutrição, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME) e Fetag Alagoas.